Um em cada cinco pacientes falta em consultas marcadas na rede municipal de Saúde em Iperó
Prefeitura alerta que ausências sem justificativas provocam prejuízos e aumentam filas para atendimento
Imagem por Fernanda Alves: Folha de Iperó e Texto por Folha de iperó - 27/10/2023 às 11:08
- Atualizado 27/10/2023 às 11:08
A busca por aproximar e qualificar o atendimento da saúde pública tem sido uma das principais bandeiras da prefeitura de Iperó. Em meio a tantos desafios para atender toda a demanda, um dos graves problemas está na falta dos pacientes às consultas médicas agendadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em média, 1 a cada 5 pessoas marca uma consulta médica e acaba não comparecendo e não avisam antecipadamente.
Algumas frases como, “marquei outro compromisso na mesma data”, “arrumei um emprego e não podia faltar” e “minha cama estava tão gostosa e senti preguiça de levantar” ou ainda “nossa, mas fez muito calor no dia da consulta” são bem populares na justificativas, quando se trata de consulta agendada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entretanto, as faltas, também chamadas de “absenteísmo”, comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde e aumenta o prazo de espera de outros pacientes para uma determinada consulta, entre outros prejuízos.
O secretário municipal de Saúde, Lúcio Gonçalves da Silva Filho, destaca também que, entre os prejuízos causados pela ausência do paciente estão além do aumento das filas, “o subaproveitamento dos recursos humanos, pois é preparada toda uma estrutura para realizar os atendimentos, que incluem, além da mão de obra do médico e da equipe de enfermagem, que ficam esse tempo ociosos, outros insumos, como a energia elétrica, a água e a limpeza do local, que são custeados com recursos públicos”.
“Pedimos a compreensão da população para que não faltem às consultas e exames agendados mas, caso precisem faltar, que avisem a sua unidade ou o local onde fizeram o agendamento, para que outras pessoas possam ser atendidas e, assim, vamos diminuir o tempo de espera para outros pacientes que também estão precisando desses atendimentos ou exames”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Lúcio Gonçalves da Silva Filho, que completa: “É importante que todos colaborem para que possamos garantir um atendimento de excelência para todos.”