Resenha Política #11 (07/11/2025)

Saiba tudo dos bastidores políticos em nossa Coluna Semanal!

Resenha Política #11 (07/11/2025) Imagem por Divulgação e Texto por Fernando Araujo / Folha de Iperó
  • 07/11/2025 às 08:00
  • Atualizado 06/11/2025 às 08:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

MEGA FEIRÃO DOS COMÉRCIOS

No último final de semana aconteceu o 3º Mega Feirão dos Comércios de Iperó, no Complexo Elisa. A chuva até tentou, mas não conseguiu estragar o evento, que estava bem organizado e atraiu o público da nossa cidade. Eu estive presente nos dois dias, prestigiando os espaços e uma coisa chamou a minha atenção!

 

CADÊ AS AUTORIDADES?

Durante estes dias de evento, apenas dois vereadores estiveram presentes (Willians e Waldir), prestigiando o evento. Achei estranho, porque muitos incentivam a população a consumir no comércio local, ajudar os comerciantes e num evento desse, não apareceu ninguém! Se fosse ano de eleição, pode ter certeza que teria mais candidato do que consumidores no local. Afinal, parece que eles só saem de casa se for para pedir voto!

 

PREFEITO PODIA AJUDAR MAIS!

O Prefeito Leonardo Folim também não foi e apenas minutos antes de começar a feira, que ele postou chamando a população para o evento. Postou apenas imagens e um texto narrado por ele, porque nem lá para gravar ele foi! Pôxa Prefeito, muito pouco, poderia ter pelo menos feito algumas chamadas durante a semana. O prefeito tem vários seguidores e com certeza ia ajudar os comerciantes. Se fosse a Iperó Fest ou o Rock in Iperó, que as “barracas” são de gente de outras cidades, aí a rede social dele estava entupida de propagandas, pedindo a participação popular. Prefeito, poderia ter ajudado mais na divulgação!

 

E A SESSÃO DA CÂMARA HEIN?

As sessões da Câmara Municipal estão ficando cada vez mais agitadas... e olha que o Nenão ainda não voltou! (Mas logo retornará com saúde!)... Na última terça-feira (04) quando todo mundo achava que seria uma sessão calma, aí que vem o inesperado! A pauta da maioria dos vereadores eram sobre as emendas parlamentares enviadas pelos Deputados através dos pedidos dos vereadores. Aí que começou o problema...

 

ESQUECEU DE CITAR O NOME!

Os vereadores Valtinho (PSD) e Waldir (Republicanos) tiveram um bate-boca durante a última sessão da Câmara Municipal. Tudo começou quando o vereador Valtinho ao utilizar a Tribuna Livre falou sobre as emendas enviadas para Iperó pelo Deputado Estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos). Ao anunciar os que ajudaram para viabilizar as emendas, Valtinho não citou o nome do vereador Waldir (que também foi um dos responsáveis pelo pedido). Waldir interrompeu o Valtinho e não economizou nas críticas. “Aí foi que o barraco desabou...”

WALDIR NÃO AGUENTOU E EXPLODIU!

Ao perceber que seu nome não foi citado pelo Valtinho, Waldir interrompeu e esbravejou: “É falta de respeito porque você é jovem e tem memória. Vitão do Cachorrão teve voto por causa do Sérgio ou meu, ou do Fernando? Ah, Toma jeito Menino!”

 

QUEM BANCOU A CAMPANHA DO VITÃO?

No início da discussão, Waldir disparou: “O Vitão veio aqui em Iperó e diferente de tudo, o Fernando banca a campanha dele, não pede dinheiro para ele, é diferente...” Eita gente....

 

“ESQUECERAM DE MIM”

O vereador Waldir continuou seu discurso inflamado, mostrando irritação com a situação e relembrou de um encontro do Deputado Vitão com apoiadores, realizado na casa do vereador Sérgio Poli. Waldir soltou o verbo: “Não é ciúme não, teve uma reunião na casa do Sérgio e teve um dia que vocês estavam escondidos aqui e eu passei o dia todo aqui e não fui convidado, mas tudo bem. Lá fora eu falei: Esqueceram de mim! Aí me chamaram e sabe o que ficou combinado? Que a próxima reunião ia ser minha chácara... não aconteceu e mais uma vez esqueceram de mim”. Para finalizar Waldir disse: “Abrace o Vitão e segue!”.... E não acabou aí...

 

PARTIDO FOI EXCLUIDO?

O que o Waldir tem razão é que o Vitão do Cachorrão é do mesmo partido dele (Republicanos), pelo menos no dia do evento era... e deixar um vereador eleito pelo mesmo partido de fora da reunião, mostra que quiseram excluir mesmo o Waldir! Agora, a vereadora Valéria Regina também é do Republicanos... será que ela foi convidada?

 

FALE AS SUAS “ASNEIRAS” AÍ!

Foi assim que o vereador Waldir falou para o Valtinho, quando este começou a tentar justificar o ocorrido. Valtinho pediu respeito no seu tempo de fala e Waldir retrucou: “Vou respeitar, fala as suas asneiras aí, mas fala a verdade, porque comigo você não vai levar!”

ESTAVA ANOTADO AQUI O NOME

A todo momento da discussão, o vereador Valtinho (PSD) afirmava que o nome do Waldir estava escrito em seu papel e ele ia citar o nome do nobre edil. A discussão foi longa (que pode ser conferida nas redes sociais da Folha de Iperó) e teve de tudo... muitas “cutucadas” entre os dois e muito nervosismo. Valtinho chegou a falar para o Waldir que ele não era seu assessor e que ele poderia ter usado a tribuna para falar das suas emendas.

 

VALTINHO ESQUECIDO!

No final da discussão, o Vereador Valtinho falou que esquece muito das coisas e o Waldir mandou essa: “Você é novo ainda hein, a hora que você tiver 71 anos então...” e o Valtinho então: “Então para você ver, muitas vezes se eu tiver com 70 anos eu nem memória eu tenha mais!”... 

 

OLHA... TAVA ATÉ DIVERTIDO!

Vou ser sincero, faz tempo que não tínhamos uma discussão assim na Câmara. As sessões são mornas, quase frias e ver um debate às vezes é até legal. Cada um defendendo seu lado, mas nenhum inerte. Vereadores têm que defender seus pontos, brigar por aquilo que acredita e não se esconder atrás da mesa. E olha, tem alguns que se falarem, não lembramos nem o tom da voz. Acorda povo! 

 

DEU ATÉ CALOR!

No final da discussão, olho para o lado e o que vejo... As vereadoras Valéria (Republicanos) e Goreti conversando muito (sobre a discussão, com certeza)... a Valéria com um papel não mão, se abanando bastante. Pelo jeito a confusão deu até calor! E olha que o ar condicionado tava ligado! 

 

ELE NÃO AGUENTA MAIS!

 

Quem acompanha as sessões da Câmara Municipal percebe que o vereador Sérgio Poli (PSD) anda meio sem paciência para as discussões. Ele já é vereador de muitos mandatos, muitos anos no Legislativo e tem uma hora que deve mesmo "saturar" certos acontecimentos na sessão. Imagina quantas discussões, quanta coisa já passou nesse período todo na Casa de Leis? Então, olhei e ele estava assim (vide foto). Se fosse para colocar um áudio nessa imagem, seria aquela... “Acaba pelo amor de Deusss!”... Eita Sérgio, tá na hora de alçar voos maiores.

 

Tem mais assuntos para o Resenha? Mande para mim pelo (15) 98128.7921 e claro, como preza o bom jornalismo, a fonte é sigilosa!