Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Iperó marca assembleia geral para debater campanha salarial

Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Iperó marca assembleia geral para debater campanha salarial Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 23/11/2023 às 16:25
  • Atualizado 23/11/2023 às 16:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iperó (SINDSERV Iperó) vai promover, entre os dias 21 e 28 de novembro, uma assembleia geral extraordinária para debater campanha salarial. Na pauta da ordem do dia tem como proposta a recomposição salarial do índice de inflação anual de (janeiro/2023 à dezembro/2023); INPC de 2023, e mais um percentual de aumento real de salário que será submetida a aprovação da categoria.

A assembleia acontecerá de forma itinerante com votação nos locais de trabalho. Na assembleia, os servidores públicos vão decidir sobre oito reivindicações da categoria. Além do percentual de reajuste salarial que será enviado ao Executivo, serão debatidos e votados temas como as mudanças e revisão do plano de carreira do funcionalismo e também do magistério, alteração da data-base dos servidores, reajuste do vale alimentação, adesão ao subprograma do Minha Casa Minha Vida que viabilizará projeto habitacional aos servidores, entre outras pautas.

Para a presidenta do Sindicato, Amanda Cristina Lino, o Sindicato tem trabalhado para aumentar a participação dos servidores municipais nas discussões mais importantes para a categoria. "Este ano iniciamos esse debate com antecedência para que possamos, na agenda da proposta pela campanha salarial 2023, ampliar a participação de toda categoria no processo de participação com a nossa assembleia itinerante, ampliando a voz dos servidores e servidoras na condução da nossa campanha salarial e demais pautas importantes que vierem a surgir. Nosso objetivo é ouvir os servidores e servidoras, garantindo o princípio da gestão democrática, que caracteriza um sindicato cidadão e responda às necessidades, direitos e qualidade de vida dos servidores e servidoras".

O debate sobre a campanha salarial 2023 iniciou no Café com os Servidores e Servidoras no dia 27 de Outubro, véspera do Dia do Funcionário Público, "como forma de celebrar o mês dos servidores como marco de luta, construindo uma metodologia que amplie participação ampla de nossa categoria", explicou Amanda Lino.

"Estamos pautando a recomposição salarial que reponha o índice de inflação anual, INPC, por se tratar de um indicador econômico que possibilita uma garantia de responsabilidade com a realidade econômica brasileira e com o compromisso social e econômica de valorização real da nossa categoria de servidores", afirmou a presidenta. Para ela, soma-se à valorização um reajuste com ganho real acima da inflação. "Para fortalecermos a garantia de valorização o aumento acima do índice se configura como ganho real nos salários. Precisamos ir além do básico, com base no INPC", salientou.

Amanda Lino disse que é "necessário construir a luta dentro da realidade que contemple uma verdadeira valorização sincera". Por esse motivo, ainda não foi definida a porcentagem do aumento, pois o INPC, apresenta seu índice no mês de dezembro.

Já a mudança na data base, segunda Amanda Lino, é um item importante aos trabalhadores. "Estamos defendendo a proposta de unificação da data base para janeiro, unificando a data como efetivação do direito a valorização de todas as categorias que compõem o servidorismo em Iperó. Essa defesa representa garantia de equidade no que concerne a reposição inflacionária de remuneração e subsídios anuais, fazendo jus à valorização no patamar equitativa", explicou.

 

Outras demandas

Além da campanha salarial e da mudança na data base, o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Iperó leva para a assembleia, de forma aberta e itinerante, as pautas de valorização da categoria, como a adesão ao subprograma "Minha Casa, Minha Vida", que viabilizará o projeto habitacional de servidores; a continuidade e término da revisão e aprovação do novo plano de carreira dos servidores e início da revisão do plano de carreira do magistério; formação da CIPA no município para acompanhamento dos ambientes e condições de trabalho dos servidores; pagamento de vale refeição aos servidores com jornada de 8 horas; e contrapartida da prefeitura no plano médico.

 

Conquistas

O Sindicato dos Servidores de Iperó tem celebrado conquistas recentes, como a luta por reajustes anuais nos salários, a conquista do vale alimentação de valor unificado, e a luta pelos pisos salariais dos professores, agentes de saúde e endemias e, recentemente, o da enfermagem.

Recentemente, o Sindicato lutou pela melhora no Vale Alimentação. "A luta pela democratização do acesso a alimentação digna aos nossos servidores e servidoras é a luta que mais gosto de anunciar. A luta pela qualidade do vale alimentação é prioritária em nosso sindicato. Uma das primeiras pautas de mobilização", relatou a presidenta. Se alimentar, segundo ela, "é condição mínima de valorização dos servidores e servidoras, como garantia de segurança alimentar, e o direito de escolher seu alimento traz autonomia a mesa dos servidores e servidoras. A troca da operadora de vale alimentação, é uma conquista da nossa luta sindical, para ampliar a dignidade dos servidores".

Aliada a essa conquista recente, a mudança do Vale Alimentação, o sindicato também pretende pautar a implantação do 13º no vale alimentação. "Isso representa uma conquista antiga de reivindicação do nosso sindicato. Valorizar o servidor e servidora num momento de celebrações como Natal e Ano novo traz dignidade a mesa de muitas famílias de servidores e servidoras. Uma imensa conquista de democratização do acesso à possibilidade de escolher o alimento que vai a mesa, em um momento tão importante é exemplo de luta por valorização".

Confira a íntegra do edital de convocação do Sindicato:

A Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iperó, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, nos Art.º 23,  24º, 25º, 26º  convoca todos os Servidores e Servidoras Públicos Municipais de Iperó, associados ou não,  para participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que ocorrerá de forma aberta e ITINERANTE, a ser realizada a partir do dia  21/11 até o dia 28/11,  com votação nos locais de trabalho para deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

 

I – Mudança da data base do servidores de fevereiro para janeiro;

II – Recomposição salarial que reponha o índice de inflação anual do período e reajuste com ganho real acima da inflação;

III –  Reajuste do vale alimentação calculado em cima do índice do INPC do período. Pagamento do 13° do vale alimentação e /ou cesta de Natal;

IV- Adesão ao subprograma do Minha Casa Minha Vida que viabilizará projeto habitacional aos servidores;

V- Continuidade e término da revisão e aprovação do novo plano de carreira dos servidores e início da revisão do plano de carreira do magistério;

VI – Formação da CIPA no município para acompanhamento dos ambientes e condições de trabalho dos servidores;

VII - Pagamento de vale refeição aos servidores com jornada de 8h;

VIII – Contrapartida da prefeitura no plano médico; O resultado da votação será protocolada e apresentada ao Executivo da Prefeitura Municipal de Iperó com pedido de reunião ainda este ano para tratarmos da campanha salarial 2023/24.

 

Iperó, 09 de Novembro de 2023.

AMANDA CRISTINA LINO - PRESIDENTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE IPERÓ