Aluna da Rede Municipal de Ensino de Iperó vence a etapa municipal de programa ambiental e agora disputa a fase nacional

Aluna da Rede Municipal de Ensino de Iperó vence a etapa municipal de programa ambiental e agora disputa a fase nacional Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 02/12/2025 às 13:56
  • Atualizado 02/12/2025 às 13:56
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A aluna Débora Vitória Cordeiro Santos, aluna da Escola Municipal "Dona Cecy Monteiro Oetterer", foi a vencedora de mais uma edição, da etapa municipal, do programa ambiental "Ao Redor da Ibero-América", que reúne instituições de todo o Brasil, além de Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Equador, México, Peru e Uruguai. Com isso, a estudante, que teve como professora orientadora Edina Leite dos Santos Soares, foi selecionada para participar da etapa nacional do programa.

Promovido pela Veolia, empresa de soluções ambientais, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o projeto é destinado a estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica.

Em segundo lugar ficou a aluna Maria Eduarda Correria Gavassi, da Escola Municipal "Pedrina de Campos Pedrozo Rosa", e, na terceira colocação, o aluno Guilherme Silva Antunes, da Escola Municipal "Dona Isaura Jamas Fogaça". Os três primeiros colocados também receberam prêmios pela participação, sendo que o primeiro lugar recebeu uma bicicleta, e o professor um kidle; já os alunos que ficaram em segundo e terceiro colocado receberão um fone de ouvido sem fio, enquanto que os professores: kit garrafa térmica, fone de ouvido e carregador portátil.

O tema da edição deste ano foi "Guardiões do Planeta: aprendendo a descarbonizar com a Veolia", e contou com a participação de 488 alunos do 4º ano de oito escolas da rede municipal de ensino, além de 22 professores, formando 22 turmas participantes.

Ao longo de oito semanas, os professores trabalharam o tema com os alunos, com o objetivo de ampliar a discussão sobre as mudanças climáticas que estão em curso, além de mostrar exemplos concretos sobre o que tem sido feito para reverter este cenário. Os conteúdos incluíram atividades em sala de aula, trabalhos em grupo, além de propor o envolvimento da família.

O projeto final foi composto por um trabalho escrito e um vídeo com duração de 3 a 5 minutos, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula.