TSE mantém multa por fake news contra Lula nas eleições

Parlamentares publicaram declarações distorcidas nas redes sociais

TSE mantém multa por fake news contra Lula nas eleições Imagem por Agência Brasil e Texto por Agência Brasil
  • 20/09/2023 às 16:41
  • Atualizado 20/09/2023 às 16:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (19) manter a decisão que multou em R$ 30 mil o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) pela postagem de desinformação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2022.

Durante as eleições, a campanha de Lula entrou com uma ação no TSE e acusou os parlamentares de publicarem nas redes sociais declarações distorcidas proferidas pelo então candidato durante o debate provido pela TV Globo, em outubro do ano passado.  Em uma das postagens, o senador questionou: "Lula quer que microempreendedores individuais (MEIs) paguem taxas para sindicatos?"

No ano passado, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou a remoção das publicações e aplicou a multa.