Vacinação contra sarampo e febre amarela continua disponível nas UBSs de Iperó
'Dia D de Vacinação', realizada no último sábado (7), mobilizou centenas de pessoas que procuraram pelas UBSs da cidade
Imagem por Secom/PMI e Texto por Secom/PMI - 12/02/2026 às 17:08
- Atualizado 12/02/2026 às 17:08
A Prefeitura de Iperó faz um alerta para as pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela e o sarampo ou estão com o esquema vacinal em atraso para que procurem uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se proteger contra as duas doenças. As vacinas continuam disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade, em conformidade com as recomendações da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.
No último sábado, dia 7, foi realizado o Dia D de Vacinação, cuja a estratégia priorizou a aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em crianças, jovens, adultos não vacinados e profissionais de saúde, além da vacina contra a febre amarela, respeitando os esquemas e intervalos recomendados para cada faixa etária, inclusive para pessoas que receberam dose fracionada em 2018, durante campanhas emergenciais. Nessa ação, foram aplicadas um total de 75 doses de febre amarela, 39 do sarampo e 109 doses de atualização de caderneta vacinal.
Nas UBSs
As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde do município, das 7h às 16h e horário estendido até às 19h, conforme cronograma de cada Unidade, sendo às segundas-feiras, na UBS Cacilda; terças-feiras, será a vez da UBS do Jardim Vitorino; às quartas-feiras, a UBS do Centro, que já funciona com o horário estendido e, às quintas-feiras, o horário estendido das 16h às 19h será na UBS do Marinheiro, em George Oetterer. É importante levar um documento com foto, CPF e carteira de vacinação.
A imunização contra a febre amarela será destinada a crianças de 9 meses, com aplicação de uma dose, e de 4 anos, com dose de reforço; pessoas entre 5 e 59 anos sem registro ou comprovante vacinal, que deverão receber uma dose; e indivíduos com 60 anos ou mais, cuja aplicação ocorrerá mediante avaliação da equipe de saúde. Pessoas que receberam a vacina fracionada em 2018 devem procurar uma unidade para a aplicação da dose plena, necessária para garantir a imunidade.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra o sarampo é indicada para crianças, com a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses; para crianças a partir de 5 anos e adultos até 29 anos, com duas doses, respeitando intervalo mínimo de 30 dias, caso não tenham sido vacinados anteriormente; e para pessoas entre 30 e 59 anos, com uma dose, na ausência de comprovação vacinal.
Você viu?
Polícia Civil divulga como foram os assassinatos em Iperó
TESTEMUNHA: Irmão da vítima se trancou em um cômodo da casa para não ser atingido pelos tiros