Governo de SP entregou média de três novas salas DDM por mês em 2024

Governo de São Paulo entregou 69 novas salas da DDM Online no ano passado

Governo de SP entregou média de três novas salas DDM por mês em 2024 Imagem por Governo do Estado de São Paulo e Texto por Governo do Estado de São Paulo
  • 06/01/2025 às 13:55
  • Atualizado 06/01/2025 às 13:55
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Somente em 2024, o Governo de São Paulo entregou 69 novas salas da DDM Online. Ao todo, o estado já conta com 151 espaços que são complementares ao atendimento das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM).

As salas DDM Online foram criadas para atender vítimas de violência doméstica à distância, prestando apoio e garantindo mais acolhimento a essas mulheres.

Os espaços são montados dentro das Delegacia de Polícia. Ao se deslocar para a unidade e informar que é vítima de violência doméstica ou familiar, é oferecido à mulher o atendimento pela sala DDM. O serviço é realizado por videoconferência por um policial especializado em acolhimento para registro da denúncia.

“As salas DDMs online são mais uma ferramenta que a mulher tem a sua disposição para poder quebrar o ciclo de violência. Muitas vezes as mulheres não querem apresentar suas questões em uma delegacia convencional e esses espaços servem como uma oportunidade de acolhimento por policiais especializados no assunto e também do tratamento pela forma jurídica correta”, afirma a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, Adriana Liporoni.

BO eletrônico

Além das salas DDMs, a vítima pode optar por registrar o boletim de ocorrência sem sair de casa. O processo pode ser feito por meio do site da delegacia eletrônica da Polícia Civil ou pelo aplicativo SP Mulher Segura.

Em ambas as plataformas, é solicitado o preenchimento de um boletim de ocorrência onde a vítima cadastra suas informações pessoais, do agressor e o histórico da ocorrência, podendo anexar imagens. Também é possível solicitar a medida protetiva de urgência.

Desde que foi lançado, em março desde ano, o aplicativo SP Mulher já registrou 497 boletins de ocorrência. Assim que o serviço é ativado, o pedido é encaminhado automaticamente para a Delegacia da Defesa da Mulher, que valida o boletim e fornece as informações necessárias à vítima.

Ao todo, entre janeiro e outubro de 2024, foram quase 138,1 mil boletins de ocorrência feitos pelas DDMs, um aumento de 7% na comparação com o mesmo período de 2023.

Proteção com medida protetiva

Os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Estado de São Paulo registraram, entre janeiro e outubro de 2024, 81,3 mil pedidos à Justiça de medida protetiva de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar. O número representa uma média de uma medida protetiva solicitada a cada 5 minutos.

Os dados ainda apontam para um aumento de 53,4% das solicitações em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ajuizados 53 mil pedidos.

 

São Paulo São Todos na Direção Certa

Em 2024, a administração estadual trabalhou para trilhar um caminho que garante mais investimentos para gerar oportunidades, fomentar a prosperidade e garantir mais dignidade para as pessoas. O Governo de SP vem se tornando mais eficiente ao seguir as diretrizes do plano SP na Direção Certa, focado em medidas de equilíbrio fiscal e modernização do estado.

São Paulo atingiu maior marca dos últimos 25 anos em leilões, com recorde de R$ 340 bilhões em investimentos para escola, estradas, trilhos e saneamento desde o início da gestão. Destaque para a histórica desestatização da Sabesp, que antecipa em 4 anos a universalização de água e esgoto em benefício de milhões de paulista e para o TIC Campinas, que após 20 anos de espera está se tornando realidade. Na saúde, foram em média 3,2 mil cirurgias diárias, com redução na espera em até 82,6% para especialidades como reparadora de mamas e do aparelho circulatório. A educação facilitou a entrada dos estudantes no ensino superior com 30 mil vagas no Provão Paulista. 

Na segurança, o efetivo foi reforçado com 7,8 mil novos policiais em 2024, maior crescimento dos últimos 14 anos. O movimento SP Por Todas integrou políticas públicas para saúde, segurança e independência da mulher pela 1ª vez. O Casa Paulista, maior programa habitacional de SP, entregou mais de 50 mil casas. Com o apoio do Governo de São Paulo, o agro paulista se consolidou como o maior exportador do Brasil e liberou cerca de meio bilhão em crédito.

O Metrô da capital atingiu o maior investimento em 50 anos com quatro obras de construção e expansão simultâneas. No Desenvolvimento Social, o Bom Prato serviu 3,2 milhões de refeições por mês, com abertura de 20 novas unidades. O turismo recebeu o maior aporte em créditos do país: R$ 2 bilhões. E na Cultura, destaque para o CULTSP PRO, maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural do Brasil, o maior programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do país.