Iperó tem novo secretário de Educação
Professor Sulevan Aparecido é formado em cinco licenciaturas e possui duas pós-graduações.
- 17/01/2025 às 14:13
- Atualizado 17/01/2025 às 14:13
A Prefeitura de Iperó passa a contar com um novo secretário de Educação. Trata-se do ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Capela do Alto, o professor Sulevan Aparecido. Ele irá assumir a vaga deixada por Patrícia Teixeira Nunes, que estava no cargo desde o início do primeiro mandato do prefeito reeleito Leonardo Folim (PSD). Apesar de ainda não ter sido oficialmente anunciado, Sulevan já publicou em suas redes sociais o que chamou de “novo desafio”. Também não há informações sobre os motivos da exoneração de Patrícia, se foi a pedido ou não.
Em suas redes sociais, o novo secretário postou: “Quero compartilhar aqui meu novo desafio, assumi o cargo de secretário municipal de Educação em Iperó/SP, uma rede gigante de alunos, profissionais, desafios e de inúmeras qualidades”. E, mais adiante continuou: Minha gratidão a Deus e ao prefeito Leonardo Folim pela oportunidade e confiança depositada em mim, vamos trabalhar juntos para construir uma Educação ainda mais forte!”.
Professor Sulevan Aparecido é formado em cinco licenciaturas e possui duas pós-graduações. Iniciou sua carreira no magistério em 2014 em Araçoiaba da Serra, percorrendo todas as modalidades de ensino e acumulando uma vasta experiência nas mais diversas áreas da educação. Atualmente, é professor efetivo na rede municipal de Iperó e na Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Além de sua atuação docente, o Professor Sulevan foi Gestor Escolar na Rede Municipal de Ensino de Capela do Alto, lecionou no sistema prisional, no SESI, na EJA (Educação de Jovens e Adultos), e atuou como apoio na mediação de tecnologia. Durante vários anos, também foi professor na Rede Particular do Sistema Objetivo de Ensino e coordenou o Polo da UNIP (Universidade Paulista).
O novo secretário terá como desafio mudar alguns indicadores negativos na educação básica em Iperó. De acordo com levantamento da Folha de Iperó, o percentual de estudantes com nível de aprendizado considerado suficiente para a etapa (nível Proficiente ou Avançado) no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está bem abaixo do considerado ideal. Para se ter ideia, em Matemática, por exemplo, esse índice é de apenas 18%, enquanto que em Português, 40%. Já no Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb) mede, em escala de 0 a 10, as oportunidades educacionais oferecidas no Brasil, Iperó obteve 5,1, abaixo da média estadual, que foi de 5,5. Já no Ideb as notas nos anos iniciais foram de 5,7 em Matemática e 5,48 em Português.