
Trechos líderes em acidentes nas estradas ganham reforço na fiscalização
DER-SP assina ordem de serviços para novos equipamentos até maio

- 14/02/2025 às 12:33
- Atualizado 14/02/2025 às 12:33
Os trechos com mais acidentes em estradas paulistas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) vão ganhar reforço na fiscalização a partir de maio. O órgão estadual assinou nesta sexta-feira (14) a ordem de serviço para instalação de 649 radares fixos, que começam a operar em até 90 dias.
Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos, para contribuir com a segurança nas estradas ao longo dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias não-concedidas. Além do índice de acidentes, os pontos foram escolhidos levando em conta também fatores como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos e proximidade de passagem de fauna.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança Programa Jovens Motociclistas para reduzir acidentes de trânsito
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
As empresas contratadas se reunirão com diretores e engenheiros da autarquia e terão até 90 dias para finalizar a instalação dos equipamentos. A previsão é que os radares estarão em funcionamento até maio deste ano.
Além da fiscalização de velocidade, os equipamentos serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento. Eles são do tipo fixo-redutor e fixo-controlador – e não do tipo Doppler, que consegue detectar freadas bruscas para fugir da fiscalização.
O radar fixo-redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar fixo-controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
“Os novos radares contratados pelo DER simbolizam o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários e reforçar a mensagem de que toda vida importa. Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030, buscando chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo.
Processo de contratação
A nova gestão do DER-SP revisou todos os contratos e licitações em andamento logo que assumiu, no início de 2023. Após análise, novos estudos de viabilidade foram feitos para a instalação de radares, já que os dispositivos anteriores haviam sido removidos em janeiro de 2021, após o término do contrato com as empresas responsáveis.
Com a assinatura da ordem de serviço, o DER celebra a finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER-SP, ao valor total de R$ 83,7 milhões.