
Prefeito leva somente ‘amigos’ em comitiva para reuniões em Brasília
Vereadores ficaram sabendo da viagem através das redes sociais.

- 30/08/2023 às 16:48
- Atualizado 30/08/2023 às 16:48
O prefeito Leonardo Folim viajou a Brasília, nesta última terça-feira (29), em comitiva, para buscar desenvolvimento e recursos para Iperó.
Em suas redes sociais, o prefeito contou que esteve com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em audiência. Além disso, também esteve na Câmara dos Deputados, em reunião com o deputado federal Vitor Lippi (PSDB) e no Senado para pleitear melhorias para o município. O prefeito deve retornar hoje (30) ao município.
Comitiva ou “Reunião entre amigos”
O prefeito anunciou que foi junto a uma comitiva para Brasília. De acordo com a prefeitura, a comitiva estava formada pelo secretário de Obras, Fábio Augusto de Campos, prefeitos e empresários da região. “Da Prefeitura estão só o Prefeito e o secretário de Obras. Embora não tenhamos conseguido contato com o prefeito (que se encontra em reuniões de sua agenda), estamos aguardando confirmação das informações para a elaboração de um release, que será encaminhado a vocês assim que estiver pronto”, informou a Secretaria de Comunicação.
Em imagens divulgadas nas redes sociais apareceram, na reunião em Brasília, o corretor de imóveis de Boituva, Diego Sartorelli e mais um “amigo” do prefeito.
Perguntas sem respostas
A prefeitura foi questionada sobre a presença de duas pessoas, que não fazem parte do Poder Executivo, nem Legislativo municipal, sobre a participação dessas pessoas nas reuniões e sobre a abertura de novos projetos apresentados a alguém que não faz parte da administração. No entanto, até o fim desta edição a prefeitura não se manifestou.
Também questionamos por que o prefeito preferiu levar seus “amigos” para um evento oficial do município e não fez o convite a demais autoridades.
Outra questão levantada, foi sobre conflito de interesses ao levar um corretor de imóveis para participar de reuniões onde pode-se trazer benefícios para a cidade e também supostamente já ficar sabendo antecipadamente os projetos e, consequentemente, as áreas onde estarão os projetos e a possível valorização.
Questionamos ainda quem pagou as despesas de viagem e a estadia da comitiva. A Prefeitura também não respondeu às questões.
Não convidou os vereadores
Como de praxe em viagens e reuniões importantes a Brasília, o prefeito convida ou informa os vereadores, para que, pelo menos um, esteja presente e represente o Poder Legislativo.
Os vereadores consultados pela Folha confirmaram que não foram convidados, nem mesmo informados da viagem do prefeito a Brasília. Muitos afirmam que ficaram sabendo por meio das redes sociais.