
Pela Primeira vez, uma mulher preside a sessão da Câmara dos Vereadores de Iperó
Vereadora Valéria Regina Matheus de Souza presidiu a sessão ordinária durante a viagem do atual Presidente

- 10/02/2023 às 11:00
- Atualizado 02/03/2023 às 11:00
A Vereadora de terceiro mandato, Professora na vizinha cidade de Tatuí, vinda do Bairro de George Oetterer, Valéria Regina Matheus de Souza (PSB) fez história e comandou a sessão ordinária do dia 24 de janeiro de 2023. Um dia que vai ficar marcado para a cidade de Iperó e para as mulheres na Política. Toda uma história passa pela cabeça da legisladora neste momento, e para a vereadora, toda sua trajetória é importante para chegar neste momento.
“Foi com muito trabalho que cheguei como vereadora. No ano de 2008 perdi a primeira eleição, porém nas eleições de 2012 consegui entrar pela primeira vez e fiz parte da mesa diretora como primeira secretária. Na eleição seguinte em 2016, fiquei como suplente e entrei depois de alguns anos no lugar do vereador Fábio Augusto que foi para Secretaria de Assistência Social. Já em 2020 ganhei novamente e entrei no primeiro biênio como segunda secretária e depois como Vice presidente”, disse a vereadora Valéria Regina.
Questionada sobre como se sentia em ser a primeira mulher a presidir a sessão ordinária na Câmara de Iperó, a vereadora afirmou que estava muito honrada em fazer parte da história de Iperó.
“Me senti muito honrada de estar como Presidente e poder presidir toda uma sessão e fazer parte da história da cidade de Iperó como a primeira presidente mulher na presidência. Estamos fazendo história pois principalmente, fazer parte da gestão de Leonardo Folim que tem feito toda diferença no município e também escrevendo sua história”, disse a Vereadora.
A vereadora também foi questionada sobre a importância da figura da mulher hoje na sociedade, porém com pouca representação na política. Em Iperó temos duas representantes das mulheres (além da vereadora Valéria, temos a vereadora Ivânia Calixto também do PSB).
Para a vereadora Valéria, o cargo feminino ainda não tem sido valorizado como deveria.
“O cargo feminino em muitas profissões ainda não tem sido valorizado como deveria, pois não temos direitos e ferramentas iguais dos homens, pois ainda vivemos no universo masculinizado. Mesmo os partidos sendo obrigados direcionar uma porcentagem as mulheres, ainda é muito pouco e difícil uma mulher chegar ao poder e ser valorizada”, disse a vereadora Valéria Regina.
Para finalizar, a vereadora citou que sempre trabalhou pelas melhorias na saúde em nossa cidade. Porém Valéria afirmou que a “menina dos seus olhos” são os mutirões das cirurgias ginecológicas e cirurgias eletivas. A vereadora também citou algumas ações que aguarda na educação e no esporte.
“Uma indicação e a menina dos meus olhos são os mutirões das cirurgias ginecológicas e cirurgias eletivas que estavam paradas e agora estão sendo feitas de acordo com a necessidade. Foi uma grande alegria fazer parte da inauguração do posto Cacilda no Jardim Vileta e o PA, pois foram de grandes conquistas no nosso bairro.
Esses anos tiveram o Kit escolar que foi entregue, porém aguardo também os uniformes como é feito em muitos municípios, sou professora em Tatuí. Além disso também aguardo com muita expectativa, os agentes de trânsito em frente as escolas.
E uma das indicações que aguardo desde meu primeiro mandato que é a reforma do campo de futebol onde solicitei uma pista de caminhada e academia ao ar livre e um parque infantil em George Oetterer”, finalizou a vereadora Valéria Regina.