Secretário de Educação de Iperó cumpre compromissos oficiais em Secretarias do Estado, mas grava vídeos em suas redes sociais em que diz atuar em prol de Capela do Alto

Secretário de Iperó fazendo pedidos em prol da cidade onde mora (Capela do Alto), no horário de expediente e sabe quem está pagando? Todos os iperoenses!

Secretário de Educação de Iperó cumpre compromissos oficiais em Secretarias do Estado, mas grava vídeos em suas redes sociais em que diz atuar em prol de Capela do Alto Imagem por Reprodução Vídeo e Texto por Redação / Folha de Iperó
  • 13/05/2025 às 14:24
  • Atualizado 13/05/2025 às 14:24
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Secretário de Educação de Iperó ou de Capela do Alto? Não sabia que um agente político podia atuar para duas prefeituras? O foco dele deveria ser Iperó, ele é pago para isso, não é mesmo? Os questionamentos, em tom de críticas feitos por munícipes de Iperó diante de dois vídeos postados pelo secretário de Educação, professor Sulevan Aparecido Cruz Silva, em que, durante uma viagem para a Capital Paulista, paga com recursos públicos de Iperó, usa suas redes sociais para destacar que estava buscando recursos para a cidade de Capela do Alto.

Num dos vídeos, o secretário de Educação de Iperó grava seu vídeo em suas redes sociais na frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Na gravação, de 38 segundos de duração, em momento algum o agente político destaca a cidade ao qual ocupa o cargo público, mas sim de Capela do Alto. 

Segue a íntegra: Olá família capelense, aqui na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, falando das demandas de Capela do Alto em toda nossa região. Fui atendido aqui pelo técnico da secretaria, o nosso amigo Felipe. Pudemos bater papo, conversar e falar também referente ao título de cidadão capelense que infelizmente alguns da Câmara Municipal de Capela do Alto reprovaram ao secretário de Desenvolvimento Econômico. Secretário, que cada vez mais tem ajudado a fomentar a economia, a geração de emprego e também trazer novas empresas pra Capela do Alto. Seguimos aqui trabalhando e fazendo a diferença para as famílias capelenses. Um forte abraço.”

Duas horas depois do primeiro vídeo, o secretário de Educação de Iperó grava outro e posta em suas redes sociais e, mais uma vez, faz indicações de que busca recursos e articulações em prol de Capela do Alto, além de Iperó: “Saindo aqui a Seduc (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo). Uma importante conversa, uma importante agenda com alguns técnicos, levando as demandas de Iperó, Capela do Alto e de toda a região, para a secretaria, fazendo assim a educação tornar algo cada vez mais forte na nossa região, sobretudo em Iperó”. 

Vale destacar que o secretário de Educação de Iperó foi vereador em Capela do Alto e candidato a vice-prefeito daquela cidade, nas eleições passadas, além de ter sido Gestor Escolar na Rede Municipal de Ensino de Capela do Alto.

Os vídeos postados na segunda-feira (12) chamaram a atenção de moradores e deve repercutir na sessão da Câmara desta terça-feira (13). “Eu vi o vídeo deste secretário e confesso que agora não sei se ele atua por Iperó ou por Capela do Alto? Tem dupla função? Qual o interesse que ele tem nisso? Não deveria atuar apenas por Iperó, no qual é remunerado para isso?”. Essas séries de perguntas foram feitas pelo técnico em hidráulica José Viera da Silva, 41 anos, morador de George Oetterer.  Ele se disse indignado com o que presenciou nas redes sociais. “Nossa cidade tem problemas e na educação não é diferente. Agora vai um secretário em duas secretarias do governo estadual e faz pedidos para Capela do Alto. Tenha santa paciência”, completou.

A manicure Maria de Fátima Souza também criticou a postura do secretário de Educação de Iperó. “Ele precisa se decidir se trabalha pela nossa cidade ou por Capela do Alto. Afinal, agora ele é pago com o nosso dinheiro, ou seja, da população de Iperó”, disse.

O especialista em gestão pública, José Carlos Babosa, destaca que tal atitude é, “no mínimo, imoral”, uma vez que atualmente Sulevan ocupa cargo de secretário na cidade de Iperó. “A população e, até mesmo, o prefeito de Iperó, espera, ou queremos acreditar que sim, que ele atue pela cidade em que ele foi escolhido para representar e defender os interesses da população que nela mora. Além disso, ele não ocupa nenhuma função, por exemplo, na Agência Metropolitana, onde poderia atuar, levando-se em conta horários e dias em que não comprometessem as agendas e compromissos por Iperó, onde foi nomeado secretário de Educação”, explicou.

 

Morador de Capela do Alto

O hoje Secretário de Educação de Iperó, Professor Sulevan, é morador da Cidade vizinha, Capela do Alto, onde faz sua vida política também. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Sulevan foi candidato nas três últimas eleições. Em 2016 concorreu para vereador pelo PRP e não foi eleito. Em 2020 foi eleito vereador de Capela do Alto pelo MDB e já na última eleição, em 2024, foi candidato a vice-prefeito pelo PP, que tinha o candidato que foi derrotado, Nilton dos Santos como prefeito.

Durante um dos seus vídeos, o Professor Sulevan, cita uma situação ocorrida este ano na Câmara de Vereadores de Capela do Alto, em que os vereadores rejeitaram dar títulos de cidadania aos Secretários do Governo de SP, que foi proposto pelo próprio Sulevan antes de terminar seu mandato como vereador.

 

O que diz a Prefeitura

Questionada, a Prefeitura de Iperó enviou a seguinte nota:

A Prefeitura de Iperó, através de nota, esclarece que o Secretário Sulevan cumpriu agenda oficial na capital do estado, realizando importantes reuniões relacionadas à sua atuação como Secretário. Esteve na Secretaria de Educação do Governo do Estado para o alinhamento de ações e programas, bem como na Secretaria de Esportes, onde formalizou a solicitação e retirada de kits de materiais esportivos para as redes municipais de ensino.

No que tange às publicações realizadas em redes sociais particulares, salvo em casos que configurem infrações disciplinares ou prejuízo à atividade funcional ou ao interesse público (o que não se aplica ao caso, uma vez que o agente cumpriu sua agenda e realizou a viagem com recursos próprios), manifestações em âmbito e sobre sua esfera pessoal não são da alçada Administrativa.

 

O que diz o Secretário

Questionado, o Secretário enviou a seguinte nota:

Esclareço que estive em São Paulo, cumprindo agenda da Educação Iperoense (o que também veiculei em minhas redes sociais). Não entendo que qualquer atividade lícita realizada entrementes configure algo imoral ou amoral, como sugerido pela equipe do Folha de Iperó, na medida em que a agenda à qual fui foi cumprida em sua totalidade e com veículo e recursos próprios".