Indenização milionária recebida pela Prefeitura repercute entre os vereadores de Iperó
Vereadores destacam atuação de Solano de Camargo e do ex-prefeito Vanderlei Polizeli, agradecem desfecho da ação judicial e apresentam sugestões para a aplicação dos cerca R$ 7 milhões destinados ao município
Imagem por Divulgação e Texto por Alyne Troiano / Folha de Iperó - 26/06/2026 às 13:58
- Atualizado 26/06/2026 às 13:58
A indenização conquistada pelo município de Iperó após 13 anos de disputas judiciais envolvendo o abandono de vagões ferroviários repercutiu entre os vereadores durante a 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (23). O assunto já havia sido divulgado pela Folha de Iperó após a divulgação de uma carta do advogado Solano de Camargo, responsável pela ação.
De acordo com o documento, cerca de R$ 7 milhões deverão ser destinados ao município. Os recursos, segundo a decisão judicial, deverão beneficiar principalmente os bairros Jardim Novo Horizonte e Vila Santo Antônio, considerados os mais afetados pelos impactos causados pelos vagões abandonados ao longo dos anos.
O que disse os vereadores da Casa
Durante o uso da tribuna livre, vereadores agradeceram aos envolvidos na ação e apresentaram sugestões para a aplicação dos recursos.
O vereador Nino Dan (PSD) destacou a importância da conquista e lembrou que o bairro de George Oeterer também foi beneficiado com a retirada dos vagões. “A gente fica muito contente. Foram 13 anos de luta para a retirada dos vagões não só do bairro Santo Antônio e do Jardim Novo Horizonte, mas também do George Oeterer, de onde os vagões também foram retirados”, afirmou. “Tivemos uma conquista muito grande! Eu estava junto quando o Vanderlei era prefeito e eu estava presente quando derrubou o primeiro vagão! Temos que comemorar!”, concluiu o vereado Nino.
Já o vereador Willians Fagundes (Podemos) sugeriu que a Câmara apresente uma moção de congratulações ao advogado Solano de Camargo pelo trabalho realizado ao longo dos últimos anos. “O trabalho do doutor Solano se iniciou em 2013 e nós estamos colhendo os frutos em 2026. Eu sou grato a ele”, declarou.
O parlamentar também defendeu que parte dos recursos seja destinada à revitalização da Praça Pedro Albieri, que, segundo ele, encontra-se em situação de abandono. Willians também fez um pedido para a Prefeitura, que quando enviar o Plano de ação onde será aplicado o dinheiro da indenização, que a Prefeitura possa apresentar também para a Casa de Leis, para a apreciação dos vereadores.
Vereadores relembram importância do ex-prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli, na conquista judicial
O vereador Willians também destacou a participação do ex-prefeito Vanderlei Polizeli no início do processo. “Gostaria de enaltecer, engrandecer e agradecer ao ex-prefeito Vanderlei, porque tudo começou na gestão dele”, disse.
Sérgio Poli (PSD) também utilizou a tribuna para agradecer o empenho dos envolvidos na ação e ressaltou a atuação do ex-prefeito.
“Gostaria de externar aqui minha gratidão por todo o empenho do doutor Solano pela retirada dos vagões e dizer também que não podemos esquecer do ex-prefeito Vanderlei, que foi uma pessoa ímpar nessa questão e correu atrás junto com o doutor Solano”, afirmou.
O parlamentar relembrou ainda iniciativas adotadas durante o processo, como o aumento das multas relacionadas aos vagões abandonados, e defendeu que os recursos sejam investidos prioritariamente nos bairros contemplados pela decisão judicial. Entre as sugestões apresentadas, estão o asfaltamento da Rua Pedro e Silva, demanda que, segundo ele, conta com mais de 250 assinaturas de moradores, além da revitalização da estação ferroviária do município.
Poli também defendeu que parte dos investimentos contemple o bairro de George Oetterer.
“São sugestões que eu peço ao Poder Executivo e a todo o secretariado que analisem”, concluiu.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Iperó foi procurada pela reportagem, mas ainda não respondeu quais projetos serão contemplados com os recursos. Conforme informado na carta encaminhada pelo advogado Solano de Camargo, a aplicação das verbas deverá ser previamente apresentada ao Ministério Público, que acompanhará a destinação dos valores em benefício das comunidades afetadas.