
Iperó registra aumento de quase 7 mil migrantes nos últimos cinco anos, segundo dados do IBGE
Durante esse período a cidade registrou também 43 novos imigrantes, vindos das mais diferentes partes do mundo.

- 19/09/2025 às 08:00
- Atualizado 19/09/2025 às 08:00
A cidade de Iperó ganhou nos últimos cinco anos quase 7 mil pessoas a mais que deixaram sua terra natal e escolheram a cidade como novo local para morar. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o fluxo de migrantes nesse período totalizou 6.948 pessoas, registrando uma elevação de 5,48%.
A população da cidade de Iperó chegou a 36.459 pessoas segundo o último levantamento do órgão, o que representa um aumento de 28,83% em comparação com o Censo de 2010. A cidade ocupa a 173ª colocação no estado, no que se refere ao número de habitantes.
A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de Iperó tem uma densidade demográfica de 214,1 habitantes por km² e uma média de 2,86 moradores por residência.
Do total de migrantes registrados nos últimos cinco anos em Iperó, 4.605 são homens e outros 2.342 são mulheres. A esteticista Bruna Fernandes Castro, de 36 anos, se mudou para Iperó em 2022. Até então, morava na cidade de Itapeva. “Mudamos para cá após meu marido ter sido transferido do emprego para a cidade de Sorocaba, mas estávamos buscando uma cidade menor para morar mas que oferecesse qualidade de vida e aqui encontramos. Tem tudo o que precisamos aqui, sem contar que é uma cidade extremamente muito agradável”, ressaltou.

Outro dado que mostra esse fluxo de novos habitantes na cidade diz respeito ao número de pessoas de cinco anos ou mais, que não residiam no Brasil cinco anos antes da data de referência. Durante esse período a cidade registrou 43 novos imigrantes, vindos das mais diferentes partes do mundo. O levantamento, entretanto, não destaca os países de origem desses novos imigrantes.
Para o especialista em políticas públicas José Carlos Barbosa, essa demanda crescente no fluxo migratório na cidade de Iperó pode ser explicada por vários aspectos. “Uma cidade promissora, que atrai empresas e gera oportunidades de trabalho e crescimento profissional. Além disso, é uma cidade muito próxima de Sorocaba, que oferece qualidade de vida e tranquilidade. Entretanto, é preciso que a administração municipal invista cada vez mais em políticas públicas para que consiga absorver esse fluxo de forma ordenada”, destacou.