
Iperó recebe Coalizão Empresarial e reforça vocação estratégica para atrair novos investimentos

- 17/07/2025 às 17:03
- Atualizado 17/07/2025 às 17:03
Apresentar estratégias de coalizão empresarial, discutir propostas para fomentar a atração de investimentos e apontar caminhos que possam contribuir para o impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Iperó e também regional. Estes foram alguns dos principais temas abordados durante mais uma etapa da Coalizão Empresarial, que reuniu empresários, lideranças locais, associações representativas e representantes do poder público. O encontro, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, aconteceu na Câmara Municipal, e contou com a presença do secretário titular dessa pasta, Jorge Lima. Também participaram o prefeito de Iperó, Leonardo Folim, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Alonso; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba e do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Bruno Santana e Nelson Cancellara, respectivamente; além de representantes do Senai, secretários municipais e vereadores de Iperó.
Durante a reunião o Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo reforçou o compromisso das entidades e do poder público com o desenvolvimento regional e a importância da parceria entre Estado, Municípios, Setor Produtivo e Sociedade Civil para a concretização de importantes propostas para a economia da região.
Ainda em sua fala, o secretário reforçou a importância de enxergar cada cidade com suas especificidades e vocações próprias, propondo a criação de planos locais de desenvolvimento de curto, médio e longo prazos. "São Paulo é um país dentro do Brasil. Se fosse uma nação, seria a principal economia da América Latina. Por isso, o governador Tarcísio decidiu olhar para cada cidade com foco em sua vocação", afirmou e completou: "Nossa ideia é potencializar as vocações de cada região, criando cadeias produtivas para fomentar o empreendedorismo regional e gerar riqueza. É muito importante ouvir os empresários para transformar as diretrizes em projetos que possam ser viabilizados. Com o apoio de todos vocês tenho certeza de que podemos fazer muito mais pelo estado de São Paulo."
'Iperó de portas abertas para novos investimentos'
O secretário destacou ainda a importância de fomentar o empreendedorismo e promover o acesso ao crédito. "Estamos apresentando linhas como Desenvolve SP e Banco do Povo, mas é o setor privado que gera riqueza. Cabe ao setor público criar um ambiente favorável, com infraestrutura e apoio institucional", explicou, destacando ainda o programa 'Trampolim', uma iniciativa digital que promete transformar a relação entre empresas e profissionais no mercado de trabalho. Trata-se de uma plataforma gratuita que reúne, em um só lugar, vagas de emprego, cursos de qualificação, ferramentas de orientação de carreira e apoio para quem busca se recolocar ou crescer profissionalmente.
O prefeito de Iperó Leonardo Folim destacou as diversas ações implementadas pela administração no sentido de atrair investimentos e, consequentemente, a geração de emprego, renda e mais qualidade de vida à população. Entre elas, o recém lançado Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) de Iperó, o novo Polo Industrial, além dos diversos encontros e eventos realizados no sentido de discutir de forma conjunta, envolvendo o poder público e o setor privado, visando a criação de projetos e ações voltadas nesse sentido. Destacou ainda todo o potencial da cidade, lembrando de sua posição geográfica e de sua proximidade com duas importantes rodovias de Castelo Branco e Raposo Tavares.
"É uma honra enorme para Iperó receber esse evento capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento do Econômico do Estado em parceria com nossa secretaria municipal. Estamos em uma região estratégica, e esse diálogo é fundamental para atrair novos investimentos para o município e para toda a nossa região", destacou o prefeito, que completou: "Iperó vem se desenvolvendo de forma acentuada, sendo cada vez mais um lugar de oportunidades, de atração de grandes empresas. Estamos sempre de portas abertas para receber novos investimentos e empresas e atuar nas políticas para geração de emprego e renda."