Secretário de Saúde afirma que Iperó está preparada para um possível aumento de casos de Coronavírus

Saúde 22 maio / 2020 às 09:28

Na tarde desta quinta-feira (21), o chefe da pasta da saúde, Dr. Eli Teles respondeu aos questionamentos do jornal Folha de Iperó referente às medidas adotadas pelo município no combate à pandemia de Coronavírus (Covid-19) e afirmou que a cidade está preparada para um possível aumento no número de casos.

De acordo com o Dr. Eli, a cidade, que possui mais de 36 mil habitantes, está pronta para lidar com pacientes contaminados pela doença. “O município está preparado com os equipamentos necessários, sendo três respiradores em funcionamento. Além das equipes devidamente capacitadas e orientadas com todos os equipamentos de proteção individual necessários e com o plano de contingência”, afirmou o chefe da pasta.

Entre as medidas adotadas pelo executivo na contenção da Covid-19, o secretário destacou a distribuição de máscaras nas unidades de saúde, o fluxo de atendimento especial para gestantes, crianças e pacientes com infecção respiratória, e o “atendimento adequado aos munícipes”.

Ainda sobre as medidas adotadas pelo poder público, o chefe da pasta afirmou que mais de oito mil máscaras foram distribuídas desde o início da ação, dia 8 de maio. “Mais de 6 mil máscaras foram distribuídas com a ação de distribuição de merenda, mais de 2 mil foram entregues junto com as cestas básicas destinadas às famílias em vulnerabilidade social”, e continuou “Além da distribuição em todas as barreiras sanitárias iniciadas hoje e nas unidades de saúde da cidade diariamente”.

Questionado, o Dr. Eli informou que um lockdown não está sendo cogitado no momento e que as medidas estão sendo adotadas em sincronia com o governo do estado. “Não está sendo debatido lockdown em nível municipal. A Prefeitura de Iperó continua seguindo as orientações e determinações do Governo do Estado de São Paulo”, relatou o secretário.

Sobre a compra de EPIs para os profissionais da saúde, o secretário alegou que “Está sendo mantida e nenhum profissional de saúde está sem EPI de uso diário”. Ele ainda confirmou que testes rápidos para o novo Coronavírus estão sendo realizados na cidade.

Vale ressaltar que, até o fechamento desta matéria, o município de Iperó registrou 13 casos confirmados de coronavírus, sendo duas mortes, um internado, cinco pacientes em tratamento domiciliar e cinco pacientes recuperados da doença. Um caso suspeito segue aguardando confirmação.


Mais Notícias