Estudantes de Iperó desfrutam da magia do cinema em projeto social

Cultura 07 mar / 2016 às 22:04

Centenas de estudantes de Iperó desfrutaram até a última quinta-feira (3) da magia do cinema. A diferença é que a sala deste cinema não estava em qualquer lugar, mas no meio da rua. Foram três dias de sala lotada próximo ao estacionamento ao lado da Praça Padre Calixto, a Praça da Matriz, no centro da cidade.

O coordenador da carreta-cinema, chamada de cinema itinerante, explica os motivos da iniciativa, que é apoiada pela lei Rouanet e implementada pela empresa Merial. “Trazemos a magia do cinema para os lugares que não tem”, explica Vinícius Martins. “Ver a emoção delas é muito gratificante. As crianças saem muitos felizes”, conta.

No total, foram quinze sessões para noventa pessoas em cada. Quase 1400 pessoas puderam assistir diversos títulos como “A origem dos guardiões”, “Frozen” e a “A culpa é das estrelas”. As últimas sessões são destinadas para o público em geral, incluindo adultos. Como não poderia ser diferente, os espectadores ainda receberam pipoca e refrigerante. As sessões eram iniciadas às 8h e só terminavam 18h30

A professora Márcia Fávela aprova o uso da arte cinematográfica e dos recursos visuais como parte fundamental para o aprendizado. “Achei fantástico. É extremamente importante para a socialização deles. Fiquei encantada”, explica. “É uma interação importante e a arte está interligada com a educação”, lembra.

E se os professores apoiam, com os maiores interessados não poderia ser diferente. Riner da Mata de Almeida, de 13 anos, é um deles. “É muito legal. Aprendemos muito e o filme é ótimo”, destaca. Mateus Cauam de Oliveira, de 12 anos, também gostou do filme e disse que assistiria de novo. Ariele Nunes de Oliveira, também de 12 anos, conta que prestou atenção no filme inteiro. “Foi muito bom e com certeza eu voltaria de novo. Tomara que eles voltem logo”, fala Ariele que assistiu ao filme A origem dos guardiões.

A carreta-cinema conta com saídas de emergência, ar condicionado e rampa lateral para cadeirantes. O sucesso do projeto em Iperó será avaliado pela empresa e o cinema pode retornar para a cidade em breve.


Mais Notícias