Prefeitura de Iperó inicia barreira sanitária nas entradas do município para conter contaminação de Covid-19

Coronavírus 22 maio / 2020 às 12:00

Após o decreto feito na última quarta-feira (20) pelo chefe do poder executivo, Vanderlei Polizeli, Iperó implantou postos de fiscalização nos acessos de Sorocaba, Boituva e Tatuí. De acordo com o decreto, a medida seria para evitar a propagação da Covid-19, permitindo que as barreiras sanitárias sejam instaladas em vias e rodovias do município, a fim de medir a temperatura dos indivíduos, realizar orientações e distribuir máscaras.

De acordo com o chefe do executivo, a iniciativa que entrou em vigor nesta quinta-feira (21), surgiu após o decreto do “feriadão” na capital paulista. “Com o decreto, o receio das nossas equipes de saúde é que o fluxo de pessoas vindas da capital para o interior aumente de forma expressiva”, falou Vanderlei.

O prefeito também informou que em casos de suspeita de contaminação pelo Coronavírus, o abordado será encaminhado às unidades de saúde. “Aqueles que apresentarem temperatura igual ou superior a 37.8º são conduzidos para a unidade de saúde referenciada para uma avaliação médica” e continuou “Até o momento, registramos apenas dois casos no acesso de Boituva que foram direcionados ao Pronto Atendimento para a avaliação necessária”.

Aos nossos questionamentos em relação às filas nas rodovias, o prefeito Vanderlei Polizeli respondeu que “as filas eram previstas”. “A barreira tem como objetivo preservar a população e para isso a parada é imprescindível e, consequentemente, as filas aumentam nos horários de pico”, afirmou o prefeito.

Em seu recado final, ele reforçou a importância de que a população saia de casa apenas para o essencial. “Valorizem o comércio local e evitem a necessidade de enfrentar filas. Preservem-se e preservem a nossa população”, ressaltou Vanderlei.

De acordo com o presidente do poder legislativo, o vereador Fernando Daki (MDB), essa medida foi adotada com o apoio da câmara municipal. “Durante a última Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (19), reforçamos a necessidade da implantação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade”, relatou o parlamentar.

Segundo o Fernando Daki, durante a abordagem, a pessoa recebe máscaras, orientações sobre a importância do isolamento, além de ter a temperatura analisada. Ele ainda avaliou a barreira sanitária como necessária. “Trata-se de mais uma importante medida para prevenção e combate ao Coronavírus no âmbito do nosso município”, ressaltou Fernando.

O vereador Valtinho (PV) falou sobre as filas enfrentadas pelos condutores para entrar no bairro de George Oetterer. “Está a mesma coisa. A fila está grande”, informou o legislador que ainda qualificou a medida como “importante”. “Qualquer medida que venha para conter o coronavírus é muito importante”, avaliou o parlamentar.

A prefeitura municipal informou que, a princípio, a medida seguirá até sábado (23). Entretanto novos pontos poderão ser implantados de acordo com a necessidade analisada pelas equipes à frente da ação.


Mais Notícias