Comitê de enfrentamento ao Coronavírus define regras para retomada gradativa de atividades econômicas

Coronavírus 01 jun / 2020 às 21:09

Regras foram deliberadas para retomada consciente e responsável

 

Os membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realizaram, nesta segunda-feira (01), mais uma reunião para discutir sobre a atual situação da pandemia na cidade, além da definição das regras que devem ser estabelecidas em torno retomada gradativa das atividades econômicas na cidade.

As deliberações do Comitê consideraram a situação específica do Município de Iperó (inserido na Zona Laranja) e levaram a edição do decreto nº 2.014/2020 no qual são definidas as recomendações que devem ser observadas para garantir o funcionamento de forma consciente e responsável e, ao mesmo tempo, preservar a saúde dos iperoenses. As regras fixadas no decreto serão avaliadas a cada 8 dias e podem ser modificadas a qualquer momento de acordo com a situação do Covid-19 no município.

As regras também foram discutidas com representantes de alguns comércios da cidade em reuniões realizadas nesta tarde. Os representantes presentes entenderam as cautelas dos órgãos de saúde e manifestaram total contribuição com as recomendações para que, em breve, outros segmentos possam voltar às atividades. Novas reuniões devem ser realizadas nos próximos dias com estabelecimentos do bairro George Oetterer e com segmentos que ainda não tenham participado.

 

Sobre o funcionamento das igrejas e templos religiosos

Além dos segmentos comerciais, a Prefeitura já tem agendada reunião amanhã (2 de junho) com líderes religiosos para verificar a questão pertinente a eventual reabertura das igrejas e templos religiosos. A intenção é ouvir os representantes religiosos e verificar como seriam adotadas as medidas de fiscalização, higienização e controle de acesso em caso de eventual autorização de funcionamento.

No momento, as atividades devem permanecer suspensas já que o Comitê entendeu que, seguindo dados técnicos, a abertura neste momento seria precipitada. Após a reunião que acontece nesta terça-feira (2 de junho), a Prefeitura verificará as medidas propostas em conjunto com os dados da secretaria de saúde da cidade. Com os dados e medidas analisados, nova reunião com os líderes deve ser realizada em 8 de junho para garantir uma decisão responsável pelo Comitê que deve se reunir novamente no dia 9 de junho.

 

Sobre o Comitê

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 foi criado em março deste ano, é composto por representantes de diversos setores e tem como finalidade implementar ações de caráter preventivo na saúde pública de Iperó.

Com a proposta da retomada gradativa das atividades, reuniões semanais têm sido realizadas para que seja possível avaliar os dados técnicos e as recomendações do Comitê sobre as ações necessárias ao restabelecimento das atividades de forma responsável e consciente.

“Seguir as recomendações dos agentes de saúde é imprescindível neste momento. Apesar da flexibilização do isolamento social e retomada parcial das atividades, a quarentena continua decretada até o dia 15 de junho. Nosso trabalho é seguir os números de Iperó e adotar as medidas que são pertinentes para a cidade, de forma independente da postura adotada por outros municípios. Vemos muitos exemplos de cidades vizinhas sendo citados, no entanto, a curva continua a crescer em nossa região, por isso, decidimos seguir com cautela e responsabilidade e avaliar a situação a cada 8 dias. Lembrando que as regras podem se tornar maiores ou menores de acordo com os números que forem verificados em Iperó a cada 8 dias”, destaca a presidente do Comitê, Flávia Carraro Zopi.

Confira o decreto sobre a adoção de medidas iniciais de retomada econômica na íntegra através do link https://bityli.com/JBnHM.


Mais Notícias