Iperó assina Plano Regional de Turismo

Turismo 18 ago / 2020 às 10:02

Documento criado entre cinco municípios reúne informações para o desenvolvimento de atividades turísticas na região

 

O Secretário de Meio Rural, Ambiente e Turismo, Luiz Alberto Antunes Popst, representando o Prefeito Vanderlei Polizeli, assinou na tarde desta quarta-feira (12), junto com representantes das cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra; Capela do Alto e Votorantim, o Plano Regional de Turismo “Região Turística História & Aventuras”. O plano, criado através de uma parceria entre os cinco municípios, consiste em um documento que reúne informações para o desenvolvimento de atividades turísticas na região, tendo como objetivo, o fomento ao turismo como fator de desenvolvimento econômico.

O Secretário Luiz Alberto Antunes Popst falou sobre como foi formado o Plano Regional de Turismo. “Desde 2017, quando participamos do primeiro Fórum Metropolitano de Turismo da região de Sorocaba, os municípios de Iperó, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, Sorocaba e Votorantim, se juntaram e criaram a Região Turística (RT) História & Aventuras e após participamos juntos de Eventos relacionado ao Turismo, como feiras exbAbav, WTM, Avistar, Avirp estamos juntos no programa de Regionalização do Turismo e no mapa brasileiro do Turismo como RT História & Aventuras. Em 2018 o Senac Sorocaba iniciou um trabalho (onde tínhamos encontros mensais) para desenvolver o Plano Regional de Turismo, que foi lançado agora. Foram criadas rotas e roteiros onde integra a Floresta Nacional de Ipanema, as propriedades rurais (turismo rural) integram voos de balão a outros roteiros. Outro objetivo geral é formalizar a RT e assim pleitear recursos para viabilizar os projetos”, disse.

Luiz Popst também falou da importância do Plano. “O Turismo quando trabalhado de forma regional (é uma tendência tanto do Ministério do Turismo, quanto do Governo de Estado), os recursos são otimizados, a divulgação ampliada, os custos de participação em eventos compartilhados e a oferta de roteiros e rotas ampliadas (Muito mais atrativos). Uma vez o plano apresentado, vamos buscar formalizar a Região Turística, buscar integrar os atores do segmento Turístico, e após formalização pleitear recurso junto ao Ministério do Turismo e o Governo de SP para alavancar o turismo da RT o qual Iperó está inserida”, finaliza.

Para a prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho, este é um momento muito importante não apenas no fomento do turismo, mas na história e cultura dos municípios envolvidos. “O Plano Regional de Turismo é resultado de um trabalho desenvolvido por dois anos. São mais de 180 páginas com as diretrizes de um planejamento estratégico que será colocado em prática em 2021”, contou enfatizando a relevância do plano após a pandemia do novo coronavírus. “Esse trabalho ganha ainda mais importância neste momento delicado em que vivemos. Após o fim da pandemia, o turismo regional será bastante valorizado e mobilizará fluxo de pessoas em regiões próximas”, concluiu.

Também participaram da assinatura do Plano Regional de Turismo, o prefeito de Araçoiaba da Serra, Dirlei Salas Ortega,  Julio Parra, Representando o prefeito de Capela do Alto; Wesley Duarte, representando o prefeito de Votorantim,  além da Interlocutora Regional, Flávia Maria Toledo e o Coordenador de Turismo do Senac Sorocaba, Luiz Fiuza.


Mais Notícias