Falta de Placas e Manutenção! Cidade tem sofrido com problemas de sinalização

Durante reunião do CONSEG, gestor Daniel Machado afirma que a cidade de Iperó estuda a possibilidade de instalar radares na cidade. A Prefeitura negou que exista qualquer estudo para implantação de radares.

Falta de Placas e Manutenção! Cidade tem sofrido com problemas de sinalização Imagem por Folha de Iperó e Texto por Adriano Castor / Folha de Iperó
  • 10/04/2023 às 15:42
  • Atualizado 10/04/2023 às 15:42
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Durante a 8ª Reunião do CONSEG de Iperó, o Diretor de Segurança de Iperó, Tenente Daniel Machado disse que a Prefeitura reconhece existir uma falta de placas de sinalização para poder realizar os serviços de manutenção de vias e ruas na cidade, algo que é uma demanda dos munícipes e também de indicações de vereadores por causa do tráfego de veículos em suspeita de velocidade acima do permitido em vias da cidade.

Segundo o Diretor de Segurança, a demora ocorre, pois não existe hoje uma previsão orçamentária para a compra das sinalizações, e para a Prefeitura, resolver essa situação, deveria haver uma alocação de recursos do Poder Publico para poder melhorar a sinalização da cidade. 

Daniel Machado também, durante a reunião do CONSEG, disse que oficiou a Prefeitura sobre a necessidade da contratação de um Engenheiro de Tráfego para a cidade, devido às reclamações de alta velocidade em vias da cidade feitas por munícipes.

O Diretor de Segurança de Iperó Daniel Machado ressaltou que existem muitas reclamações sobre acúmulo de veículos na cidade e também sobre excesso de velocidade que ocorre nas vias. Daniel Machado afirmou que a cidade já possui 29 lombadas e que existem solicitações de mais lombadas para serem instaladas, porém existe o problema do custo para essas lombadas.

Instalação de Radares?

Daniel Machado afirmou que a cidade de Iperó estuda a possibilidade de instalar radares na cidade. A fala do gestor foi realizada durante explicação do Diretor de Segurança, quando foi questionado sobre a abordagem em motoristas que estão andando em alta velocidade.

Daniel Machado explicou que não existe uma metodologia legal, mesmo que a olho nu observe-se um veiculo numa velocidade que possa estar acima da permitida, realizar a autuação sem qualquer instrumento de aferição da velocidade praticada no ato. 

O Diretor de Segurança afirmou que não existe hoje, uma outra alternativa na cidade a não ser instalar radares para poder coibir os motoristas que estão trafegando em velocidade suspeita.

“Já conversei brevemente com o Prefeito e existe uma possibilidade de mais para frente, podemos instalar radares. Para mim não existe outra alternativa. Se não colocar radar e não multar, eu costumo dizer que a parte mais sensível do corpo humano é o bolso. E infelizmente não tem outro jeito, se não chegar a multa no cidadão lá, ele não vai diminuir”, disse Daniel Machado durante sua explicação na Reunião do CONSEG.

Prefeitura afirma que realizou licitações e não confirma instalação de radar na cidade.

Em respostas aos questionamentos da Folha de Iperó, a Prefeitura de Iperó, disse que a aquisição de materiais para sinalização e instalação de placas está em processo de licitação. Porém a Prefeitura não disse um prazo de quando o procedimento seria encerrado.

“A Prefeitura de Iperó informa que a aquisição de materiais para sinalização, instalação e manutenção de placas está em processo de licitação”, diz uma parte da nota da Prefeitura de Iperó.

Já sobre a situação da manutenção de placas nas estradas e ruas, a Prefeitura não determinou um prazo para realização, e se limitou a dizer que o Projeto “Mãos à obra” está com o cronograma mantido.

“A Prefeitura ressalta ainda que desde janeiro realiza o projeto “Mãos à obra” nos bairros da cidade, que contempla capinagem, roçagem, sinalizações de faixas etc. O cronograma vem sendo mantido mesmo com as fortes chuvas que atingiram a região”, diz outro trecho da nota da Prefeitura de Iperó.

Quanto a questão de radares, a Prefeitura negou que exista qualquer estudo para implantação de radares na cidade, e que a instalação de lombadas para reduzir o excesso de velocidade está sendo implantado.

“Informa ainda que não há estudos para implantação de radares no município, mas que vem realizando a instalação de lombadas para reduzir o excesso de velocidade nas vias.”, diz mais um trecho da nota da Prefeitura de Iperó.