Estrada vicinal Sorocaba/Iperó terá INTERDIÇÃO TOTAL para obras a partir das 21h desta terça-feira (14)

As obras devem durar 25 dias.

Estrada vicinal Sorocaba/Iperó terá INTERDIÇÃO TOTAL para obras a partir das 21h desta terça-feira (14) Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 14/02/2023 às 19:41
  • Atualizado 02/03/2023 às 19:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O trânsito de veículos pela estrada vicinal que liga Sorocaba a Iperó será temporariamente interditado, a partir das 21h desta terça-feira (14), para a realização de obras de reconstrução no trecho, cujo pavimento foi danificado em consequência das fortes chuvas do último fim de semana.

Os trabalhos, executados por equipes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob), começam às 8h de quarta-feira (14) e devem prosseguir por, aproximadamente, 25 dias. A alternativa de ligação entre as duas cidades, em ambos os sentidos, será pela Estrada do Ipatinga, via bairro George Oetterer.

“Tem muita gente de Sorocaba que trabalha em Iperó e vice-versa. Essa estrada é uma importante via da região e, embora a obra seja exatamente sobre o córrego que fica na divisa das duas cidades, Sorocaba está assumindo a obra. Vai haver um transtorno momentâneo para os usuários, mas as intervenções são necessárias e serão realizadas com a maior agilidade possível”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Preventivamente, a estrada, desde a manhã desta terça-feira, estava parcialmente interditada. No sentido Iperó/Sorocaba, a pista permaneceu fechada, enquanto, no sentido contrário, foi implantada operação “pare e siga”. Porém, a partir de nova vistoria técnica realizada no local, decidiu-se por antecipar a interdição total, a fim de garantir a segurança dos usuários, evitando possíveis riscos durante o período noturno.

“A antiga tubulação sob a pista, que é de ferro, não resistiu ao aumento da vazão do córrego, devido às chuvas intensas, e se rompeu. Esses dutos serão substituídos por 27 aduelas, cada uma medindo 5 metros de altura, por 2,20 m de largura, que permitirão uma maior vazão”, explica o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa.

Agentes da Secretaria de Mobilidade (Semob) de Sorocaba já coordenam o trânsito no local, que será devidamente sinalizado sobre a interdição.  No acesso da Avenida Ipanema à Estrada Sorocaba/Iperó, nas proximidades da Cruz de Ferro, haverá faixas de orientação, sinalizadores de solo e agentes de trânsito coordenando o fluxo, inclusive fazendo a abordagem a motoristas e prestando esclarecimentos quanto ao desvio.

“A partir desse ponto, será permitido apenas o trânsito local, ou seja, de acesso aos bairros, residenciais, comércios e empresas, localizados nas proximidades da pista, ainda dentro do território de Sorocaba. No último acesso ao bairro Bom Jesus, pela Rua Joana Alves Trindade, haverá novo bloqueio, onde a estrada estará fechada para todos”, destaca o diretor de Trânsito da Semob, Jorge Hial.

Equipes da Ouvidoria Geral do Município de Sorocaba percorrerão as ruas dessas localidades, para informar os moradores sobre as obras na estrada. As linhas de ônibus que atendem à região vão operar normalmente, sem mudança de itinerário. “Informes sobre isso serão veiculados, inclusive, nos terminais do transporte público de Sorocaba e dentro dos ônibus”, acrescenta o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto. Já, as linhas intermunicipais, entre Sorocaba e Iperó, terão que operar pelo desvio.

Como o desvio de acesso entres Sorocaba/Iperó será pela Estrada do Ipatinga, a Semob vai reforçar também a atuação de agentes de trânsito nessa via na Zona Oeste, assim como na Avenida Américo Figueiredo, para monitorar o aumento previsto no fluxo de veículos.