Médicos do Pronto Atendimento de Iperó voltam a denunciar atrasos nos pagamentos da empresa terceirizada
Prefeitura afirma que está com os pagamentos em dia com empresa terceirizada
Imagem por Divulgação e Texto por Alyne Troiano / Folha de Iperó - 02/06/2026 às 16:09
- Atualizado 02/06/2026 às 16:09
Médicos pediatras que atuam no Pronto Atendimento de Iperó voltaram a denunciar atrasos no recebimento de pagamentos pelos serviços prestados na unidade. Em maio, a Folha de Iperó já havia publicado uma reportagem sobre as reclamações dos profissionais em relação aos repasses. Um mês depois, segundo os médicos, a situação ainda não foi regularizada.
De acordo com os relatos recebidos pela reportagem, há profissionais que aguardam pagamentos referentes a plantões realizados desde abril. A denúncia ganhou novos desdobramentos após uma publicação feita pelo prefeito Leonardo Folim(PSD) nas redes sociais.
Em vídeo divulgado recentemente, o chefe do Executivo afirmou que a Prefeitura de Iperó não possui débitos com a empresa terceirizada responsável pela contratação dos profissionais da saúde.
“A prefeitura está em dia com todos os seus pagamentos, principalmente na área da saúde. Isso não existe. É responsabilidade da prefeitura fiscalizar se a empresa está pagando os médicos, e isso a prefeitura está fazendo. Foi questionado hoje à empresa e a gente vai cobrar isso de perto”, declarou.
Ao final da gravação, o prefeito reforçou que o município não possui pendências financeiras com empresas prestadoras de serviço.
“A prefeitura não está devendo as empresas que prestam serviço para nós”, afirmou.
A fala repercutiu entre os profissionais da saúde, que afirmam ter interpretado a declaração como uma demonstração de deboche diante da situação enfrentada pelos médicos que aguardam os pagamentos.
Um dos pediatras ouvidos pela reportagem criticou o posicionamento do prefeito.
“Esse vídeo é uma farsa. Como uma cidade gasta milhões em festas e não tem dinheiro para pagar os médicos? Nitidamente o prefeito tiktoker zombou da cara de todos no vídeo”, afirmou.
A Folha de Iperó teve acesso a mensagens trocadas em um grupo de comunicação utilizado pelos profissionais. Nos registros, médicos relatam valores pendentes e discutem a situação dos pagamentos. Apenas um dos médicos afirma ter cerca de R$ 20 mil a receber.
Os profissionais cobram uma solução definitiva para o problema e maior fiscalização sobre o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte dos responsáveis pela contratação dos médicos.
O que diz a prefeitura
Em resposta à Folha de Iperó, a Prefeitura de Iperó informa que os pagamentos para a empresa terceirizada que cuida do Pronto Atendimento Municipal, a MEDICINA PRIME LTDA, estão rigorosamente em dia.
A prefeitura ressalta que não possui débitos com a contratada. A gestão do contrato, inclusive, já notificou a MEDICINA PRIME para que apresente os comprovantes de pagamento de seus profissionais, alertando que a apuração de descumprimento de cláusulas poderá ensejar penalidades”.
O coordenador da empresa terceirizada foi procurado pela reportagem, mas até o momento da publicação não obtivemos respostas.