Resenha Política #10 (31/10/2025)
Saiba tudo dos bastidores políticos em nossa Coluna Semanal!
Imagem por Divulgação e Texto por Fernando Araujo / Folha de Iperó - 31/10/2025 às 11:51
- Atualizado 31/10/2025 às 11:51
Vem aí a “LÉOMANIA”

A Prefeitura de Iperó pediu e os vereadores aprovaram a criação da Loteria Municipal de Iperó. Isso mesmo! Iperó vai ter sua própria loteria!
O Projeto foi lido e aprovado por unanimidade na sessão e a empresa responsável terá concessão por 20 anos, para explorar a atividade em Iperó. É isso daí, esqueçam a Mega Sena, Timemania, Lotofácil... vem aí a “Léomania” (nome ainda não foi escolhido, mas acho que esse seria legal!).
NINGUÉM QUESTIONOU!

A criação da loteria passou em votação relâmpago pela Câmara Municipal. Na hora de discutir o Projeto, o Presidente da Câmara, vereador Alysson defendeu a criação, mas ele mais enrolou, do que explicou. De acordo com o Alysson, “O projeto nada mais é que o dinheiro do imposto ficar no município, porque as outras loterias tipo Megasena, Lotofácil, o imposto não fica no município, a arrecadação vai para outro município. Com esse projeto, todo o imposto vai ficar na cidade de Iperó!”.... Falando assim parece simples, mas tem muita coisa aí para ser discutida, porque isso vai influenciar muito na cidade e não tem nada de clareza nesse projeto! Mas, mesmo assim, sem questionar, os vereadores aprovaram! Duvido que se você perguntar para um vereador ali, tudo sobre o Projeto, algum poderia te explicar! Vamos ser sinceros... ninguém sabe o Projeto a fundo, foi mandado de “última hora” e não tinha tempo hábil de ver se tem “algo estranho” ali... até o Presidente tentou explicar... e não explicou! Vamos ver no que vai dar isso... mas eu já vou torcer para esse Projeto ser mais um que o Prefeito prometeu e não foi pra frente (pelo menos enquanto não for explicado corretamente!).
TEVE PONTO FACULTATIVO E FERIADO...
Dia 28 de Outubro é comemorado o Dia do Servidor Público. Neste ano, a data caiu em uma terça-feira e então tivemos um ponto facultativo na segunda. Quatro dias merecidos de descanso para os nossos servidores públicos (a maioria pôde descansar!). Servidores que defendem com honra a cidade de Iperó. Mas lembrando da data, lembrei de uma coisa....
... NÃO TEVE FESTA?

Uma das festas mais badaladas promovida pela Prefeitura, foi a Festa do Servidor Público. Tirando a época da pandemia, tivemos festas temáticas muito bem elaboradas, que ficaram na memória de todos. Teve festa com temática Boteco e a última com tema de Praia. Grandes festas. Fica a pergunta... por que esse ano não teve? O prefeito que mais gosta de festa e deixar passar essa tá estranho. Parece minha mãe me dizendo sempre: “Querer não é poder!”, talvez seja isso... o Prefeito até quer, mas o caixa da Prefeitura diz o contrário. Eita... será que esse ano só vamos ficar com o vídeo de 1min em homenagem a alguns deles? Em 2023 a Grande Festa foi em Novembro... tomara!!!
PERGUNTE AO MANGA!

O Prefeito poderia marcar uma reunião com o Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. Quem acompanha as postagens dele, pode conferir que são diversas ações e festas feitas durante o ano e de acordo com o Manga, tudo sem a Prefeitura pagar nada! Manga diz sempre que é com a ajuda da iniciativa privada, sem dinheiro público. Olha aí uma opção... pergunte ao Manga e quem sabe dá certo! Alivia o caixa da Prefeitura com as festas e todo mundo fica feliz! Fica a dica!
NATAL CHEGANDO...

Pois é, a Festa de Natal está chegando e a pergunta que fica... como vai ser? Uma das certezas que temos é que não será tão glamourosa e bastante “cara” como as outras, afinal, uma hora o dinheiro acaba e a ostentação pessoal tem que diminuir, mas esperamos que seja uma festa maravilhosa, o nosso povo merece...mas, por favor, que não sangre os cofres do nosso município, como fazem com a Iperó Fest e Rock in Iperó. Já dei a dica... Pergunte ao Manga como fazer festa sem usar dinheiro público, porque ele diz que faz! Vai que é verdade né?
ASFALTO RUIM?
.jpeg)
A Secretaria de Obras precisa ver urgentemente o que acontece com o asfalto no bairro Nova Bacaetava. Só na última sessão, o vereador Joca fez seis indicações de “verificação do afundamento no pavimento” em ruas do bairro. Isso não tá normal e olha que esse bairro é novo... nem vou perguntar como estão os bairros mais antigos!