CBA instalará sirenes de aviso sonoro em Votorantim

Comunicado foi distribuído para moradores da cidade, CBA afirma que a instalação é um cumprimento do Plano de Ação de Emergência (PAE) e confirmou que as barragens estão seguras e não oferecem riscos.

CBA instalará sirenes de aviso sonoro em Votorantim Imagem por Divulgação e Texto por Adriano Castor/Jornal Z Norte
  • 15/02/2023 às 15:08
  • Atualizado 02/03/2023 às 15:08
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na tarde da última terça-feira (14), moradores da cidade de Votorantim receberam um comunicado através de carta da CBA afirmando que haverá a instalação de sirenes de aviso sonoro na cidade de Votorantim em cumprimento do Plano de Ação de Emergência (PAE).

Segundo o comunicado da CBA que a reportagem do Jornal Z Norte teve acesso, a ação é preventiva e uma obrigação da legislação brasileira de Segurança de Barragens.

No mesmo comunicado a CBA afirma que as barragens na cidade estão seguras, não oferecem riscos e não há relação com qualquer outro evento externo (que no caso seriam as fortes chuvas que tivemos no último final de semana).

CBA confirma o envio da carta e afirma que está cumprindo o PAE

Em resposta aos questionamentos, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) afirma que está dando andamento ao Plano de Ação de Emergências (PAE) com a instalação de duas sirenes na cidade. Segundo a nota da CBA, todo o planejamento foi entregue para a Defesa Civil Municipal (Votorantim) e que em 2022, a empresa realizou um cadastramento populacional na área de influência da barragem.

A CBA também confirma que será  realizado ainda em 2023, um simulado de emergência, que é um exercício orientativo periódico para a comunidade.

Segue abaixo a NOTA DA CBA:

Em cumprimento ao PAE, CBA instala sirenes em Votorantim

A CBA - Companhia Brasileira de Alumínio informa que, dando andamento a implementação do Plano de Ação de Emergência – PAE, plano entregue pela empresa à Defesa Civil municipal e previsto pela legislação de Segurança de Barragens, está concluindo a instalação das 2 sirenes restantes no município de Votorantim.

No segundo semestre de 2022, a CBA iniciou a implementação do PAE com o cadastramento populacional na área de influência da barragem (Zona de Autossalvamento). Na sequência, foram determinadas as rotas de fuga, pontos de encontro seguros e posicionamento das sirenes. E em dezembro, foram instaladas as placas de rota de fuga e parte das sirenes no município de Votorantim, onde se localiza a Usina Hidrelétrica de Votorantim. No período, foram instaladas 40 placas, de acordo com critérios técnicos e aprovação da Defesa Civil e Prefeitura local, e 6 das 8 sirenes previstas no plano.

Também serão realizados treinamentos com a população da área de influência e a realização do simulado de emergência, que é um exercício orientativo periódico para a comunidade, o qual está previsto para 2023. Todas as etapas são realizadas em conjunto com a Defesa Civil e órgãos de proteção.  

A Companhia reitera que as ações seguem o Plano de Ação de Emergência - PAE, que tem caráter preventivo e educacional, atendendo a legislação brasileira de Segurança de Barragens, sem oferecer riscos à população.