
Prefeitura de Iperó participa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Sorocaba

- 25/04/2025 às 15:27
- Atualizado 25/04/2025 às 15:27
A Prefeitura de Iperó foi uma das cidades participantes do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Sorocaba, encontro voltado a prefeitos, gestores e servidores públicos para tratar da modernização dos serviços públicos e o impacto da transformação digital no desenvolvimento das cidades.
O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), com apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e da Associação Paulista de Municípios (APM), teve como objetivo apresentar soluções acessíveis que já vêm sendo aplicadas com sucesso em diversas cidades brasileiras, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e maior aproximação entre cidadãos e gestão pública.
A cidade de Iperó esteve representada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Silvia Cristina E. de Andrade, e pelo fiscal de tributos, Henrique Tago. Entre as soluções apresentadas no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, por exemplo, está uma plataforma voltada à gestão eficiente de processos judiciais. De acordo com Luciano Pereira, Diretor de Negócios da Integrativa, a falta de tecnologia ainda compromete o desempenho de muitas prefeituras, que enfrentam prejuízos por não conseguirem tramitar adequadamente suas ações.
Além da área jurídica, o evento trouxe soluções que envolvem desde gestão sem papel, como é o caso do PTS, até ponto eletrônico e compras públicas inteligentes, incluindo também soluções acerca de saúde digital integrada, geoprocessamento e tecnologias educacionais. "São tecnologias voltadas à superação de entraves comuns, como a burocracia excessiva, lentidão nos serviços e falhas na organização interna", argumenta o diretor da RCD, José Marinho.
Ao todo, além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro terá acesso às várias soluções disponíveis por empresas e instituições.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Iperó, Silvia Cristina E. de Andrade, a participação do município no fórum é de extrema importância, pois permite a troca de experiências entre municípios, além de ter acesso a uma série de recursos tecnológicos já existentes e que podem ser adotados, de acordo com interesses e necessidades, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região como um todo", destacou.