
“O prefeito tem que tomar uma atitude em relação a esse moleque”, afirma Sérgio Poli sobre Leonardo Folim
O presidente da Câmara de Iperó, vereador Sérgio Poli (PV), rasgou o verbo e não poupou o ex-vereador e hoje vice-prefeito da cidade, Leonardo Folim...

- 07/04/2018 às 12:53
- Atualizado 01/03/2023 às 12:53
O presidente da Câmara de Iperó, vereador Sérgio Poli (PV), rasgou o verbo e não poupou o ex-vereador e hoje vice-prefeito da cidade, Leonardo Folim (PSC). As críticas, acompanhadas pelos colegas parlamentares Valter Rodrigues (PV) e Luiz Fernando Daki (MDB), ocorreram porque ultimamente o vice-prefeito tem utilizado assiduamente as redes sociais, divulgando vídeos e fotos informando sobre obras na cidade.
Em sua fala, Poli advertiu: “o prefeito tem que tomar uma atitude em relação a esse moleque. Falo moleque no bom sentido, de fazem molecagem e enganar o povo. Eu acho que a gente tem que trabalhar com seriedade, conforme somos cobrados no dia a dia”, ressaltou.
O assunto começou quando Fernando Daki falou sobre a responsabilidade de se noticiar fatos de forma antecipada, que acabam não se concretizando. “Algumas pessoas antecipam notícias, preocupadas em aparecer em vídeos, e não vemos promessas sendo concretizadas”, destacou. “Temos que ter ciência e responsabilidade quanto a essas notícias. Nós, que levamos esse contato da população com a Administração, temos que ter ciência e responsabilidade quanto a essas notícias. […] Mas tem gente mais preocupada em aparecer, mas o mais importante é falar a verdade”.
Sem rodeios
Já Sérgio Poli foi mais direto. Em seu discurso, começou lembrando que os vereadores têm como ferramentas de trabalho as indicações, requerimentos e a fiscalização ao poder Executivo. “Sabemos que a coisa não acontece na velocidade que nós queremos e que a população gostaria, quer e merece. O que me entristece é de algumas postagens, através de redes sociais, que tal problema foi solucionado, e essas coisas não aconteceram”, afirmou.
Ele, ainda, continuou. “Já estão fazendo uma pré-campanha eleitoral, o que eu não acho justo. E a partir de hoje, eu, Sérgio, como presidente, não vou me calar mais”. Aí, então, o parlamentar citou uma indicação, feita pelo colega parlamentar Valter Rodrigues (PV), que também atua em George Oetterer, pedindo a restrição de tráfego de caminhões no bairro. Este, segundo os vereadores, é um pedido antigo da comunidade, já que caminhões de lixo vindos de Araçoiabinha e Sorocaba, por exemplo, passariam pelo bairro, para chegarem ao aterro sanitário. “O nosso vice-prefeito fez um vídeo em agosto de 2017 dizendo que o pedido seria ‘tolerância zero’ no bairro de George Oetterer. E até hoje isso não aconteceu”. Outro vídeo, ainda, foi citado, a respeito de asfaltamento em ruas do Jardim Novo Horizonte. “O povo de Iperó não agüenta mentira. Nós temos que trabalhar com a verdade. Se não for para falar a verdade, não se utilize da rede social, não se utilize da máquina pública para fazer pré-campanha eleitoral. A partir de hoje, qualquer assunto via Facebook que eu pegar, fazendo pré-campanha eleitoral, nós vamos debater nessa Câmara”.
O vídeo a que Sérgio Poli se refere, publicado em agosto, mostra Leonardo Folim na entrada do bairro, afirmando que, a partir da semana seguinte à publicação do vídeo, a Prefeitura de Iperó intensificaria a fiscalização na área, para impedir o tráfego de veículos pesados. No vídeo, Folim afirmou que teria “tolerância zero” para o problema.
Cobrança
Valter Rodrigues também criticou o vice-prefeito e lembrou das cobranças feitas pela população. “Por isso temos que tomar cuidado quando postamos no Facebook. Eu acho que ele foi infeliz na postagem. Dizer que é tolerância zero e não acontecer nada. Quem é cobrado, é vossa excelência [Poli], é o Joel [Francisco de Almeida, colega vereador], sou eu, que andamos todos os dias pelo bairro”. Sérgio Poli terminou seu discurso sobre isso com um aviso. “Não vamos deixar manchar a imagem dessa Câmara e do prefeito. Então, ao vice-prefeito, ao qual eu respeito, mas nessas duas ocasiões, faltou com a verdade: tome cuidado com as próximas postagens”.
