Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Atos e despachos expedidos terão o registro da capital paraense
Imagem por Agência Brasil e Texto por Agência Brasil - 05/11/2025 às 12:51
- Atualizado 05/11/2025 às 12:51
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) a lei que transfere, temporariamente, a capital brasileira de Brasília para Belém (PA). A mudança tem validade durante o período de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), entre 11 e 21 de novembro de 2025. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional. A Lei 15.251 foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
De acordo com o governo, a transferência temporária tem caráter simbólico e político e “reforça a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional”, além de evidenciar o compromisso do país com as questões globais do clima.
Todos os atos e despachos expedidos nesse intervalo, inclusive os do presidente da República e dos ministros, terão o registro da capital paraense. Durante o período, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar na cidade de Belém para a condução de suas atividades institucionais e governamentais.
Caso semelhante já ocorreu em 1992, quando a capital federal foi transferida para o Rio de Janeiro, durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.
Você viu?
Equipes 58+ e 68+ de Iperó sagram-se campeãs em suas categorias na Copa São Pedro de Voleibol Adaptado
Prefeitura de Iperó divulga atrações de mais uma edição do 'Natal Tempo de Amor', um dos maiores eventos natalinos da região