Em 6 meses, Canil da PM atuou em mais de 200 operações para detectar drogas e explosivos na capital
Neste domingo (15) é celebrado o dia do cão policial; animais têm sido essenciais para determinadas ações de segurança
Imagem por Agência SP e Texto por Agência SP - 16/06/2025 às 13:39
- Atualizado 16/06/2025 às 13:39
Parceiros, fofos e extremamente competentes e essenciais para perceber o que, às vezes, o olho humano não consegue logo de cara: os cachorros do Canil da Polícia Militar de São Paulo atuaram, em seis meses, em mais de 200 operações para detectar drogas e explosivos na capital paulista. O trabalho feito por esses animais é tão importante que, neste domingo (15), é celebrado o dia do cão policial.
No total, foram 145 ações contra o tráfico de drogas — parte delas muito bem escondidas em locais como cofres em paredes falsas, ou fundos ocultos em caminhões —, e outras 69 varreduras para detectar explosivos.
Essas não são as únicas funções deles, uma vez que também atuam em casos de intervenção tática, segurança em eventos e até busca de pessoas desaparecidas.
O 5º Batalhão de Choque (BPChq), do Canil, localizado na zona norte de São Paulo, é a principal unidade do estado para o trabalho com cães. Lá, há espaços para treinamento, lazer e cuidados com a saúde do animal, com veterinários e assistentes aptos para garantir o bem-estar de cada um deles.
São 26 machos e 11 fêmeas, sendo que cada um possui um tutor e especialidades diferentes. Há grupos voltados somente para detecção de drogas, outros para bombas, que também possuem o trabalho de proteger autoridades e vasculhar grandes eventos. Há aqueles que são mais voltados à busca de pessoas, tanto desaparecidas quanto criminosos que tentam se esconder, além disso, há um grupo de intervenção tática — esse representado principalmente por Coyote, que ficou famoso ao ser o primeiro cachorro da PM a saltar de paraquedas em um treinamento.
O capitão Herick Lemos, do 5° BPChq, explicou que os animais são avaliados desde filhotes e a seleção para definir a modalidade em que eles atuarão depende do comportamento, personalidade e características de cada um.
Para a coronel Marisa de Oliveira, comandante do Canil, “os cães são verdadeiros parceiros na missão de proteger a sociedade”. “O trabalho aqui exige dedicação integral dos policiais militares que não apenas treinam os cachorros diariamente, mas também cuidam da saúde, do bem-estar e do equilíbrio emocional desses animais”, revelou. “A relação entre cão e condutor vai além da técnica, é construída com base na confiança, no respeito e na convivência contínua”.
Essa convivência ultrapassa os limites do trabalho, e é por isso que quase 100% dos militares adotam o seu companheiro de trabalho quando chega o momento do animal se aposentar.
Como funciona o Canil
Cada policial que atua na unidade é responsável por um cão. Para entrar lá, é realizada uma entrevista minuciosa e, entre os principais requisitos, está ter afinidade com animais.
Os cães, geralmente das raças pastor-belga malinois, pastor-alemão, labrador e holandês, são treinados praticamente desde filhotes e mudam de comportamento quando querem indicar algo ao seu tutor, como o cheiro de drogas em determinado ponto. Eles também auxiliam na localização de corpos, busca de pessoas desaparecidas e até mesmo na proteção.
Mas, como nem tudo é trabalho, no Canil os animais têm espaço suficiente para correr e brincar. Às vezes, os tutores mais apegados usam até mesmo o dia de folga para passar um tempo com o cão. Os policiais também podem adotá-lo quando o animal precisa se aposentar, com cerca de oito a dez anos de idade —, o que acontece com muita frequência.
O local também conta com um recinto somente para a equipe veterinária, onde são feitas as avaliações, exames e cirurgias de cães policiais de todo o estado de São Paulo.
Só até maio deste ano, os cães auxiliaram na prisão de 11 suspeitos. Durante o período, foi apreendida mais de uma tonelada de drogas, graças ao faro aguçado deles.
Você viu?
Equipes 58+ e 68+ de Iperó sagram-se campeãs em suas categorias na Copa São Pedro de Voleibol Adaptado
Prefeitura de Iperó divulga atrações de mais uma edição do 'Natal Tempo de Amor', um dos maiores eventos natalinos da região