Prefeitura de Iperó cria a Secretaria da Mulher, com foco em ações de proteção, fiscalização das leis, promoção e inserção no mercado de trabalho
Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que cria a nova secretaria foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (10).
Imagem por Secom/PMI e Texto por Secom/PMI - 11/02/2026 às 12:35
- Atualizado 11/02/2026 às 12:35
Com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas à equidade de direitos e oportunidades sociais, ações de proteção, promoção e inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de Iperó está criando a Secretaria da Mulher.
Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que cria a nova secretaria e estabelece sua estrutura e ações a serem desenvolvidas foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (10). Durante a votação, os vereadores, no uso da tribuna, reiteraram a importância da criação dessa nova secretaria. Agora, o Projeto de Lei segue para sanção e promulgação pelo prefeito Leonardo Folim.
A pasta contará com três coordenadorias dedicadas à articulação institucional, promoção de políticas públicas, enfrentamento à Violência contra a mulher e autonomia econômica. E, de acordo com a proposta, terá como atribuições desenvolver políticas para promover a equidade de direitos e oportunidades sociais, promovendo treinamentos e campanhas de sensibilização sobre o tema; coordenar programas de prevenção e combate à violência contra a mulher, incluindo a criação de abrigos e campanhas de conscientização; oferecer suporte psicossocial, social e jurídico para mulheres em situação de vulnerabilidade; articular parcerias com outros órgãos e instituições para garantir a proteção e os direitos das mulheres. Também será responsável por fiscalizar o cumprimento de leis e garantir a equidade de direitos e oportunidades sociais, propondo políticas e soluções para as demandas das mulheres e também fortalecer a participação popular na política para as mulheres.
De acordo com o prefeito Leonardo Folim, a criação da secretaria é um marco na história da cidade e um avanço institucional muito importante para a formulação e execução de políticas públicas voltadas às mulheres, com atuação transversal em áreas como saúde, combate à violência, empreendedorismo e inclusão social.
"A Prefeitura de Iperó vem realizando um trabalho de consolidação de políticas públicas para as mulheres e a criação dessa secretaria aqui em Iperó é um marco histórico para essa consolidação, pois será por meio dessa secretaria que todas as ações serão escritas, desenhadas e posteriormente esse trabalho será implementado na cidade, abraçando essa causa, de proteger, dar oportunidades e garantir todos os direitos das mulheres", destacou o chefe do Executivo.
Você viu?
Polícia Civil divulga como foram os assassinatos em Iperó
TESTEMUNHA: Irmão da vítima se trancou em um cômodo da casa para não ser atingido pelos tiros