Iperó registra crescimento quatro vezes mais na geração de carteira assinada ao longo deste ano, ante o mesmo período de 2024

Iperó registra crescimento quatro vezes mais na geração de carteira assinada ao longo deste ano, ante o mesmo período de 2024 Imagem por Divulgação e Texto por Folha de Iperó
  • 03/12/2025 às 16:56
  • Atualizado 03/12/2025 às 16:56
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A cidade de Iperó registrou, ao longo deste ano, um crescimento quatro vezes maior que o registrado no mesmo período de 2024, na geração de emprego com carteira assinada. De acordo com dados do Cadastro  Geral de Empregados e  Desempregados (Caged), do Ministério  do Trabalho e Emprego, entre janeiro e setembro deste ano, a cidade registrou um saldo positivo de 383 postos de trabalho com carteira assinada no saldo acumulado, ante 91 no mesmo período do ano passado. Este foi o melhor desempenho da cidade nos últimos  cinco anos para o período.

De acordo com os dados do Caged, entre janeiro e setembro deste ano houveram 2.829 contratações com carteira assinada enquanto os desligamentos ficaram em 2446, resultando num saldo positivo de 383 novos postos de trabalho com carteira assinada nesse período.

Todos os cinco setores da atividade econômica que integram o Caged, tiveram saldo positivo na geração de emprego com carteira assinada, com destaque para a indústria, que das 383 vagas criadas no total, esse setor foi o responsável por 203.

 

O segundo melhor resultado foi obtido pelo setor de serviços, que fechou no azul, com a contratação de 100 novos trabalhadores entre janeiro e setembro. O comércio foi o terceiro setor a mais contratar em Iperó, com 83 novas vagas nesse período. Já a construção civil  abriu apenas uma vaga, enquanto que o setor agropecuário, demitiu 4 trabalhadores.

O economista e especialista em políticas públicas José Carlos de Toledo, a Região Metropolitana de Sorocaba vive um bom momento, com o anúncio de investimentos por parte do setor privado e também público e a cidade de Iperó, pela proximidade de um grande centro, como Sorocaba e das principais rodovias, tem contribuído para essa geração de emprego e renda. “Pelo que pude avaliar esse bom momento de Iperó se deve, também à nova política administrativa adotada pela atual gestão, que focou em políticas públicas voltadas à atração de novas empresas e na expansão daquelas já instaladas no município”, ressaltou.