APAE de Iperó completa 25 anos de fundação e já assistiu mais de 300 pessoas, promovendo a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas e suas famílias
- 06/12/2024 às 19:30
- Atualizado 06/12/2024 às 19:30
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APAE) de Iperó completa, no próximo sábado (7), seu Jubileu de Prata, ao completar 25 anos de implantação na cidade. Ao longo desse período, a instituição atendeu cerca de 300 pessoas - das quais 15 assistidos frequentam desde a sua fundação -, promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas e suas famílias. E para marcar a data, a entidade programou um grande bingo com diversos prêmios e ainda shows com os cantores Marcelo Fogaça e Yohan Motta, nos dias 6 e 7, às 18h e 17h, respectivamente, no Polo Cultural, que fica rua Luís Rossi, 57, no Jardim Irene.
A entidade atende à demanda atual de 43 usuários do município de Iperó, público alvo tanto do sexo masculino como também do feminino, com idade acima de 17 anos. As atividades desenvolvidas nas oficinas terapêuticas são planejadas para favorecer o desenvolvimento de diferentes habilidades que ampliam a independência e autonomia dos atendidos e favorecem o convívio social, num prédio próprio numa chácara localizada na Rua Antônio Medeiros, 150, no Bairro Guarapiranga em Iperó.
A gestora da entidade, Joelma Adriana Lima Pereira de Camargo, explica que, dividida em cinco classes de Oficinas, elas atendem no período das 09h00 às 13h30. “Quando procuram pela entidade os usuários passam por uma triagem, para avaliação técnica com Psicóloga, Fisioterapeuta e Assistente Social, já vêm com encaminhamento de um Neurologista ou Psiquiatra, ou chega de transferência de uma APAE de outro município”, explica e completa: “Após avaliação, que se observa ser um caso de APAE, é direcionado para uma das Oficinas aqui oferecida de acordo com o grau de sua deficiência. Sendo diariamente acompanhados por um Professor de Curso Livre, Oficinas de Artesanato, Oficina Sensorial, Entalhe de Madeiras, e acompanhamentos técnicos com Psicóloga, Fisioterapeuta, e Assistente Social são avaliados e monitorados com frequência.”
Joelma explica ainda que as atividades desenvolvidas nas oficinas terapêuticas são planejadas para favorecer o desenvolvimento de diferentes habilidades que ampliam a independência e autonomia dos alunos e favorecem o convívio social. “Entre alguns dos nossos objetivos estão assegurar às Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla o pleno exercício da cidadania, atuar na definição da política nacional de atendimento à pessoa com deficiência, coordenando e fiscalizando sua execução pelas entidades filiadas e articular, junto aos poderes públicos e entidades privadas políticas que assegurem o pleno exercício dos direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou.
Jubileu de Prata
O presidente da APAE de Iperó, Jaime Aparecido de Camargo, ressalta que essa data de aniversário de 25 anos incentiva a refletir sobre a trajetória da instituição na cidade, “no papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa”. “As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não de acomodação, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à Assistência Social, educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos. Nesse Jubileu de Prata – 25 anos de fundação, é um momento ideal tanto para apresentar essa rica e notória história quanto para reconhecermos os desafios que ainda persistem e reafirmar o seu comprometimento com a plena inclusão das pessoas com deficiência, propiciando-as, de forma contínua, melhor qualidade de vida, bem-estar e mais oportunidades, assegurando-as, assim sendo, o respeito e o princípio da dignidade da pessoa humana”, finalizou.