
Alunos da rede municipal criam aplicativo Iperó Vida Verde para ajudar na coleta seletiva da cidade
Com o objetivo de unir tecnologia e a preservação do meio ambiente, os estudantes do nono ano da rede municipal de ensino Abner de Oliveira...

- 25/10/2019 às 16:35
- Atualizado 22/02/2023 às 16:35
Com o objetivo de unir tecnologia e a preservação do meio ambiente, os estudantes do nono ano da rede municipal de ensino Abner de Oliveira Souza, Alessandra Gomes Carvalho, Gustavo Rodrigues Luis, Samuel Rodrigues Santos Antunes e Lauriany Santana Alves decidiram fazer de um projeto da escola um aplicativo que pode revolucionar o sistema de coleta de lixo em Iperó.
Denominado de “Iperó Viva Verde” o aplicativo para celulares criado pelos alunos da escola Elisa Moreira dos Santos custou apenas R$ 100 para ser desenvolvido. Samuel Rodrigues Santos Antunes, um dos criadores, explicou sobre a importância da iniciativa. “O nosso projeto tem como objetivo trazer emprego, economia, saúde, incentivar as pessoas a reciclarem e a ter um consumo mais consciente. É um aplicativo onde a pessoa colocará sua localização, o material que possui e a quantidade dos recicláveis. Dessa forma o motorista saberá os lugares onde há mais material. A iniciativa diminuirá a quantia de resíduos que vão para o aterro sanitário aumentando a vida útil dele,” afirmou o estudante.
O também idealizador, Abner de Oliveira Souza conta que a ideia de produzir o software surgiu por conta de uma feira de ciências que seria realizada na escola. Mesmo sem nenhum conhecimento prévio em criação de aplicativos, o grupo de jovens se empenhou na tarefa de tirar do papel o aplicativo. “A gente começou a discutir o que poderia ser feito para a feira. Como hoje em dia tudo depende de tecnologia, a gente decidiu fazer algo envolvendo a tecnologia para ajudar a cidade, de uma maneira que os moradores pudessem participar. Nós começamos a conversar sobre os problemas do meio ambiente, que está sempre nas notícias. Então nós resolvemos juntar tecnologia e sustentabilidade,” relembrou o jovem.
Quem também colaborou com essa criação tecnológica foi o vereador de Iperó Benildo Santos (PV). O parlamentar é responsável pela criação de um projeto de coleta seletiva na cidade, o que gerou interesse do grupo de estudante. Hoje em dia nós produzimos aproximadamente 177 toneladas de resíduo, onde apenas duas toneladas são recicladas. Nós temos um caminhão da prefeitura que busca esse conteúdo, mas muitas vezes ele não sabe onde há mais material para ser buscado,” destacou o parlamentar. Semanalmente o caminhão da prefeitura realiza a coleta seletiva do material que é destinado a cooperativa de reciclados da cidade.
Além dos benefícios para o meio ambiente, o Iperó Vida Verde também pode significar uma possibilidade de renda extra para os sete cooperados que trabalham com reciclados no bairro Campos Villeta. Leidiane Guilherme Santos é uma das colaboradoras da cooperativa, a trabalhadora esclarece que atualmente, com o recolhimento de apenas duas toneladas de material, o trabalho rende apenas R$ 250 mensais para cada pessoa. “Nós poderíamos aumentar bastante essa produção, pelo menos para cinco toneladas. “A participação desses estudantes fazendo essa divulgação é muito importante para nós, tanto quanto para o meio ambiente. Assim as pessoas vão começar a separar o material. Com isso, a cooperativa vai conseguir aumentar a renda de cada um, contratando até mais funcionários para ajudar no processo,” enfatizou Leidiane.
Na fase final, o aplicativo deve ser disponibilizado a partir de novembro deste ano em todas as lojas de aplicativo, tanto para o sistema Android quanto IOS. Os usuários poderão se cadastrar e auxiliar para que o caminhão que realiza a coleta chegue até os novos pontos de retirada do material.