
60 iperoenses se formam nos cursos de panificação e açougue em evento que contou com a presença do governador e da primeira-dama do Estado

- 15/07/2025 às 12:01
- Atualizado 15/07/2025 às 12:01
Sessenta iperoenses participaram dos cursos gratuitos de qualificação profissional de Panificação e Açougue (Magarefe) dentro do programa Caminho da Capacitação, do governo do Estado, receberam seus diplomas no último sábado (12). A cerimônia de formatura foi realizada em evento na cidade de Tatuí e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Viviane de Freitas, além de deputados, vereadores e outras lideranças da região. O prefeito de Iperó Leonardo Folim também esteve presente e parabenizou o governo do Estado pela iniciativa, assim como os formandos da cidade.
Este foi o terceiro ciclo do programa Caminho da Capacitação, com a formatura de 687 alunos em cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa, que integra o programa SuperAção SP, atendeu 13 municípios da região de Sorocaba, entre as quais Iperó, com carretas adaptadas como salas de aula.
Os cursos atenderam áreas com alta demanda por empregabilidade, como manutenção automotiva, gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, imagem pessoal, confecção industrial, banho e tosa, soldagem e outros.
Com os resultados do primeiro e segundo ciclo, o programa já soma 1.975 alunos formados desde o lançamento, em maio deste ano.
"A beleza é levar a capacitação para onde as pessoas estão. É poder rodar o estado todo com uma carreta e levar essa oportunidade para muita gente. Nós aproximamos o curso de onde estão as pessoas e oportunidades", disse o governador Tarcísio de Freitas lembrando que a oferta de cursos se adapta às demandas de cada município.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a importância da qualificação como ferramenta de transformação social. "A cada formatura, vemos histórias de superação e de esperança. O Caminho da Capacitação abre portas para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, gerando renda e autonomia para milhares de pessoas e famílias paulistas", afirmou.
"A presença desse programa representa um marco importante no incentivo à qualificação profissional, à autonomia financeira e ao aumento da empregabilidade em nossa cidade", destacou o prefeito Leonardo Folim.
"Essa foi mais uma de várias outras ações voltadas à qualificação para a nossa população que nós do Fundo Social temos buscado realizar e pretendemos intensificar ainda mais. Gerar qualificação profissional e renda é oferecer qualidade de vida à nossa população", disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Iperó, Kelly Folim.