Força-tarefa do Governo de SP prende homem que mantinha fábrica clandestina de bebidas em Tatuí
Destilados eram adulterados com ajuda de adolescente; mais de 800 garrafas vazias, galões e insumos foram apreendidos
Imagem por Agência SP e Texto por Agência SP - 11/10/2025 às 14:27
- Atualizado 11/10/2025 às 14:27
A força-tarefa do Governo de SP prendeu, nesta sexta-feira (10), um homem de 42 anos responsável por uma fábrica clandestina de bebidas no centro de Tatuí. O esquema desmantelado pela Polícia Civil contava com a participação de um adolescente, de 17 anos, contratado para auxiliar na adulteração e no envase de bebidas destiladas para revenda. A ação integra o gabinete de crise que atua no combate a casos de contaminação de bebidas por metanol no estado.
No local, foram apreendidas mais de 800 garrafas vazias e diversos galões, alguns cheios com o líquido manipulado. A operação foi deflagrada após denúncia. Os agentes, com apoio da Vigilância Sanitária municipal, foram até um depósito onde funcionava a fábrica clandestina. Um adolescente que estava no imóvel autorizou a entrada dos agentes e relatou trabalhar há cerca de um ano no local, auxiliando no manuseio e envase das bebidas. O espaço apresentava péssimas condições sanitárias e continha garrafas cheias e vazias, tonéis com líquidos, substâncias químicas utilizadas na adulteração e materiais empregados em rinhas de galos.
O responsável pelo esquema foi localizado em outro endereço e confessou a prática, tentando alegar que se tratava de “produção artesanal”. No imóvel, além das garrafas vazias, os policiais apreenderam 210 litros de destilados armazenados em galões de 50 e 20 litros, além de outros recipientes vazios. Também foram recolhidas 38 garrafas com bebida alcoólica, 1.771 tampas, 1.252 rolhas de madeira, rótulos, corantes e pigmentos, um caderno de anotações, dois celulares e apetrechos relacionados a rinhas de galo.
O homem foi preso em flagrante, enquanto o adolescente foi ouvido na presença de um responsável legal e liberado para responder ao processo perante a Vara da Infância e Juventude. O caso foi registrado no plantão da Delegacia de Tatuí pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, corrupção de menor e abuso a animais.
Gabinete de crise contra contaminação por metanol
Para intensificar as ações contra a contaminação por metanol, o Governo de São Paulo instaurou um gabinete de crise no dia 30 de setembro. A força-tarefa do gabinete de crise é composta pelas secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça, e também envolve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comunicação e as vigilâncias sanitárias municipais. Entre as ações coordenadas, está a interdição cautelar de estabelecimentos suspeitos de comercialização de bebidas fraudadas e o recolhimento de garrafas para perícia.
Você viu?
Equipes 58+ e 68+ de Iperó sagram-se campeãs em suas categorias na Copa São Pedro de Voleibol Adaptado
Prefeitura de Iperó divulga atrações de mais uma edição do 'Natal Tempo de Amor', um dos maiores eventos natalinos da região