
Vereador quer tablets e notebooks para professores

- 01/04/2023 às 12:05
- Atualizado 01/04/2023 às 12:05
Vereador Valtinho quer dar mais condições de trabalho aos professores
O vereador Valtinho (PSC), apresentou na sessão da Câmara dos Vereadores de Iperó, uma indicação para saber se a Prefeitura poderá conceder notebooks e tablets para Professores da Rede Municipal de ensino.
Só lembrando que o Sistema ETI foi implantado na cidade de Iperó em 2017. O sistema funciona da seguinte maneira:
É instalado um aplicativo no celular do professor e através deste aplicativo, os professores realizam a chamada, planejamento de aula, avaliações e conselhos de classe.
Toda a atuação dos alunos e das aulas são registrados no sistema, porém o aplicativo acaba sobrecarregando o celular particular dos professores.
Segundo os professores, outras cidades da Região Metropolitana (como a cidade de Sorocaba) já adotaram esse sistema e forneceu a cada professor um notebook ou um Tablet para que fosse realizado esse trabalho.
O Governo do Estado de São Paulo em 2021 lançou um programa chamado “Computador do Professor” na qual o governo reembolsa o professor da rede estadual no valor de R$ 2.000 reais.
Segundo o vereador, ele tem sido procurado por educadores da rede municipal de ensino relatando sobre essa dificuldade em ter acesso aos programas como o diário de classe, planejamento que estão online.
“A iniciativa de apresentar a referida indicação é buscar dar condições aos professores de realizarem os apontamentos necessários digitalmente. Considerando a adoção do sistema ETI (Programa Escola de Tempo Integral), tornando digital o diário de classe, planejamento e demais controles burocráticos que envolvem a vida escolar, bem como, para um melhor planejamento e aplicabilidade de recursos digitais aos educandos como previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), torna-se uma demanda necessária a concessão de aparelhos eletrônicos que contemplem tais uso, como tablet ou notebooks.”, disse o vereador Valtinho.
Por se tratar de uma indicação, não existe um prazo regimental para a Prefeitura responder a solicitação do vereador.