Secretaria de Educação de Iperó realiza primeira reunião da Comissão Antirracista no município

Secretaria de Educação de Iperó realiza primeira reunião da Comissão Antirracista no município Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 24/06/2026 às 16:02
  • Atualizado 24/06/2026 às 16:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta terça-feira (23), no Polo Cultural, a primeira reunião da Comissão Antirracista no âmbito da rede municipal de ensino.


A iniciativa integra as ações da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), programa do Ministério da Educação (MEC) ao qual o município aderiu, reafirmando seu compromisso com a promoção da equidade e o enfrentamento das desigualdades raciais na educação.

 

Durante o encontro  foi coordenado foram analisados os indicadores de equidade educacional do município, com o objetivo de subsidiar a construção de um Plano de Ação Municipal voltado à promoção da equidade. A reunião também destacou a importância da implementação efetiva das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 nas unidades escolares, reforçando a ações  de práticas pedagógicas que valorizem a história e a cultura afro-brasileira, africana e indígena.


A partir dessas discussões, foi iniciado o processo de elaboração de estratégias que promovam práticas pedagógicas inclusivas, valorizem a diversidade e garantam o direito à aprendizagem de todos os estudantes.


Para o prefeito Leonardo Folim, a criação da Comissão Antirracista "representa um passo importante na consolidação de políticas públicas educacionais comprometidas com a justiça social, o respeito às diferenças e a formação cidadã".