


Prontos pro Mundo: estudantes do primeiro grupo de intercâmbio de SP retornam ao Brasil
Turma de 39 alunos passou três meses no Reino Unido e voltou no domingo (6); outros 154 retornam no dia 8

- 07/04/2025 às 14:26
- Atualizado 07/04/2025 às 14:26
Depois de três meses no Reino Unido, o primeiro grupo de estudantes que embarcou para o intercâmbio do Prontos pro Mundo voltou ao Brasil no domingo (6) e, nesta semana, reencontrou amigos e professores em suas escolas estaduais no interior do estado. O Prontos pro Mundo é o primeiro intercâmbio internacional do Governo do Estado e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) com estudantes frequentando o high school em países de língua inglesa.
Nesta terça-feira (8), outros 57 estudantes retornam do Reino Unido, com desembarque marcado para as 5h35. Dois outros retornos estão marcados para os dias 16 e 17 de abril, com 97 alunos que viveram na Nova Zelândia nos últimos três meses.
Kauã Accorsi Mafra, aluno da Escola Estadual Doutor Joaquim Batista, da cidade de Jaboticabal, planeja voltar às aulas e reencontrar colegas e professores nesta quarta-feira (9). “Vou descansar por dois dias e ficar com a minha família”. Ele faz um resumo sobre sua experiência com o intercâmbio: “Tive bastante dificuldade no começo com o inglês britânico, mas consegui me adaptar. A passagem pela escola está entre as coisas que mais me marcou, porque fiz bons amigos e conversava com meus professores”.
Antes de embarcar de volta para o Brasil, uma das “host mom” de Kauã, a Jan Unwin, mandou um recado para a família dele em Jaboticabal e para a equipe do Prontos pro Mundo. “O Kauã esteve conosco desde janeiro e desde então a autoconfiança dele aumentou muito. O inglês também está muito melhor. Ele é muito educado, muito amável com a nossa família. Ele abraçou o modo inglês de viver. Frequentou a escola, pegou ônibus sozinho e fez novos amigos. Estou triste por ele ter que ir embora”, disse Jan.
Ao longo dos últimos três meses, Kauã morou em Eastbourne, cidade no sul da Inglaterra com a “host mom” Jan, sua esposa e com seus filhos. “Sei que vou sentir saudades, mas estou feliz por estar perto da minha família e porque verei meus amigos de Jaboticabal de novo”, afirma o estudante sobre a volta para casa.
100% gratuito
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.