Fundo Social de SP anuncia projeto de educação itinerante com carretas-escolas e cursos gratuitos
Iniciativa apresentada pela primeira-dama e presidente do Fussp, Cristiane de Freitas, integra ações para impulsionar desenvolvimento social nos municípios em 2025
- 06/12/2024 às 18:39
- Atualizado 06/12/2024 às 18:39
O Fundo Social de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (5), uma iniciativa inovadora de educação itinerante que levará cursos de qualificação profissional gratuitos por meio de carretas-escolas aos municípios paulistas a partir de 2025. Apresentado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane de Freitas, o programa contará com três veículos percorrendo as regiões mais vulneráveis do estado, oferecendo à população cursos em áreas estratégicas e de alta demanda no mercado de trabalho. A ação reforça o compromisso do governo de São Paulo com o desenvolvimento social, aprendizado e empreendedorismo nas cidades paulistas.
“Nenhum desenvolvimento social é feito por uma só pessoa. Precisamos unir forças para vencer desafios para levar o desenvolvimento social para onde ele precisa chegar”, afirmou Cristiane Freitas. “Nossa ideia é que as primeiras carretas comecem a chegar nos municípios em março, mês de aniversário do Fundo Social de São Paulo, contribuindo na qualificação e na empregabilidade de tantas pessoas”, acrescentou a primeira-dama e presidente do Fussp.
O anúncio ocorreu durante encontro que reuniu as primeiras-damas e presidentes de Fundos Sociais de diversos municípios paulistas no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião foi celebrado os resultados das ações do Fundo Social de São Paulo no estado e projetado as novas iniciativas para 2025, entre elas, um segundo programa voltado ao protagonismo dos Fundos Sociais municipais.
Educação itinerante
Três carretas-escola equipadas percorrendo as regiões de maior vulnerabilidade social do estado oferecendo cursos nas áreas de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Aplicativos, Cuidados com Animais de Estimação, Reaproveitamento de Alimentos e Gastronomia.
LEIA TAMBÉM: Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social formam mil alunos em SP
Cada um dos três cursos terá duração de duas semanas e será oferecido gratuitamente. Ao término, os participantes receberão um certificado emitido pelo Fundo Social de São Paulo. Todo o conteúdo das formações será desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza e o Sebrae.
A definição dos cursos levou em conta áreas de conhecimento que possuem alta demanda no mercado de trabalho atual. O foco do projeto é a qualificação profissional dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade, o estímulo à inserção no mercado de trabalho, a geração de oportunidades e o empreendedorismo. A previsão é que as primeiras carretas comecem a roda o estado a partir de março de 2025.
Fortalecimento de lideranças
O Fundo Social de São Paulo (Fussp) apresentou também uma iniciativa direcionada às primeiras-damas e presidentes de Fundos Sociais municipais. A partir de 2025, fica disponível o curso online “Gestão Pública e Imagem”, que oferecerá um conteúdo estratégico e técnico para aprimorar o conhecimento das lideranças locais, primeiras-damas e presidentes de Fundos Sociais.
O programa é dividido em módulos e será ministrado por especialistas do Centro Paula Souza e Sebrae, parceiros no projeto. No conteúdo estão conhecimentos em áreas como gestão de equipes, redes sociais e empreendedorismo, inclusão socioeconômica e desenvolvimento de soft skills.
Mais que um curso, o programa se apresenta como uma ferramenta inovadora para fortalecer a atuação dos Fundos Sociais e ampliar os resultados das ações de desenvolvimento social nos municípios paulistas, com foco na população mais vulnerável.
Cantata de Natal
O encontro das primeiras-damas do estado no Palácio dos Bandeirantes encerrou com a abertura oficial da programação especial de Natal da sede do Governo de São Paulo. O evento contou com o acendimento da árvore de Natal e apresentação de uma Cantata de Natal. A decoração de Natal da sede do governo paulista fica aberta à visitação do público até 6 de janeiro de 2025. O Palácio dos Bandeirantes fica no Morumbi, zona sul da capital. A entrada é gratuita.