CADQ resgata mulher grávida que vivia em minicracolândia

Viciada em crack, Elaine, 35 anos, vivia nas ruas há nove anos e foi localizada numa área abandonada no Jardim São Marcos. Está no sétimo...

CADQ resgata mulher grávida que vivia em minicracolândia Imagem por Folha de Iperó e Texto por Folha de Iperó
  • 12/07/2018 às 14:50
  • Atualizado 01/03/2023 às 14:50
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Viciada em crack, Elaine, 35 anos, vivia nas ruas há nove anos e foi localizada numa área abandonada no Jardim São Marcos. Está no sétimo mês de gestação e aceitou participar das atividades do CADQ, após passar por tratamento de desintoxicação

 

Uma equipe do Centro de Atenção ao Dependente Químico (CADQ), liderada por Rodrigo Manga, resgatou uma mulher de 35 anos, usuária de crack e que está no sétimo mês de gravidez, de dentro de uma minicracolândia no Jardim São Marcos. A ação ocorreu na última segunda-feira (9). Ela vivia nas ruas há nove anos, há dois anos não tomava banho e nem sequer tinha feito pré-natal. A mulher aceitou receber ajuda, passar por atendimento médico e depois receber tratamento de desintoxicação, sendo assistida pelo CADQ.

“Passei muitos dias sem comer, sem dormir, com frio. Com fome e sede. Quero mudar de vida e desde já agradeço ao apoio do pessoal do CADQ, que está me dando essa oportunidade”, disse Elaine, mais conhecida como Nane, sem esconder as lágrimas, logo após ser amparada. Ela estava morando numa construção abandonada, onde funcionou um antigo clube de forró. O local está depredado, com muito lixo e serve de abrigo para usuários de drogas.

“Aproveitamos o feriado para visitar algumas minicracolândias e nos deparamos com a Elaine. Na verdade, conseguimos resgatar não só uma vida, mas duas: a da Nane e a do seu bebê. A partir da decisão dela em aceitar ajuda, nós do CADQ estamos de braços abertos para recebê-la e dar todo o apoio para que ela mude de vida e ofereça condições dignas para essa criança”, frisa Manga, que está à frente do CADQ.

Inicialmente, Elaine foi levada para o Hospital Regional, onde ela e o bebê receberam o atendimento inicial. Depois de conhecer pessoalmente o trabalho do CADQ, foi levada para uma clínica parceira, onde terá atenção especial nesse processo de desintoxicação. “Gostei muito de saber o que o CADQ faz pelos dependentes químicos e desta vez estou motivada”, complementou Elaine.

O CADQ – O trabalho desenvolvido pelo CADQ está baseado num sistema terapêutico alicerçado em princípios cristãos. O grupo, formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, atua de forma gratuita e pioneira em Sorocaba. Começou a operar em abril de 2018 e vem ganhando força.

Como parte fundamental do tratamento aos assistidos, palestras são realizadas todas as segundas e quintas-feiras, sempre às 19h. Ao longo de nove meses, uma série de ensinamentos é apresentada ao dependente químico, para ser praticada no dia a dia, como forma de contribuir para que a pessoa fique livre das drogas. O familiar do usuário também é convidado a participar, para que saiba encarar positivamente todo o processo.

Já de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h, o CADQ oferece atividades para que o usuário se mantenha ocupado durante o dia e fique distante da rua e das drogas. Entre as iniciativas disponíveis há cursos profissionalizantes, além de aulas de música e atividades esportivas. “Alertamos sobre o perigo das drogas e encorajamos os usuários e seus familiares de que é possível mudar de vida, com perseverança, fé e força de vontade”, conclui Manga.

Contato – A sede do CADQ está localizada na Avenida Afonso Vergueiro, 1.559, em frente ao Sorocaba Shopping. O contato pode ser feito diretamente no local ou também pelo telefone (15) 3232-2822, ou ainda via WhatsApp: (15) 99829-4624.