Profissionais participam de Ciclo Formativo de Educação Integral em Iperó

Cerca de 24 profissionais, sendo dois representantes do município de Iperó, participaram do Ciclo Formativo de Educação Integral, organizado pela Undime – União dos Dirigentes...

Profissionais participam de Ciclo Formativo de Educação Integral em Iperó Imagem por Folha de Iperó e Texto por Folha de Iperó
  • 07/09/2019 às 14:30
  • Atualizado 22/02/2023 às 14:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Cerca de 24 profissionais, sendo dois representantes do município de Iperó, participaram do Ciclo Formativo de Educação Integral, organizado pela Undime – União dos Dirigentes Municipais de Educação na última quinta-feira (29) na Fundação Pátria.

O encontro tem a responsabilidade de multiplicar o Ciclo Formativo para sete municípios, sendo eles: Iperó, Boituva, Cerquilho, Porto Feliz, Itu, Salto e Cabreúva. Após a participação na especialização, os representantes presentes devem multiplicar a formação para os profissionais da educação dentro do município representado.

Na ocasião, os profissionais trabalharam conceitos de Educação Integral, competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, modalidades organizativas, metodologias ativas com atividades práticas que envolviam a análise do território educativo. Dentro das atividades práticas, os representantes visitaram o centro da cidade e realizaram entrevistas com pessoas e exploraram um pouco da história de Iperó.

Além dessa formação os representantes municipais participam de encontros em São Paulo, para que os municípios possam, com base no currículo paulista, fazer adequações necessárias para os currículos municipais.

Educação Integral

A Educação Integral prevê a formação mais integrada possível dos alunos, oferecendo oportunidades de acesso às várias instâncias culturais da sociedade, além da visão do ser humano como um ser composto por emoções, subjetividade, desejos, inteligibilidade, sociabilidade, entre outras.

Dentro disso, a Educação Integrada pensa o ser humano em todas as suas dimensões – cognitiva, estética, ética, física, social, afetiva, ou seja, trata-se de pensar uma educação que possibilite a formação integral ao ser humano, em todos os seus aspectos.

A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Andreia Arato, destacou a importância da capacitação. “Com os representantes aptos, conseguimos capacitar ainda mais todos os nossos profissionais da educação sobre a Educação Integral, que é exigida no currículo municipal e também uma importante ferramenta para o desenvolvimento de nossos alunos”.