
Resenha Política #03 (12/09/2025)
Saiba tudo dos bastidores políticos em nossa Coluna Semanal!

- 12/09/2025 às 11:40
- Atualizado 12/09/2025 às 11:40
CIDADES-IRMÃS?

E na última sessão da Câmara Municipal, o Legislativo recebeu a visita do Prefeito de Itararé, João Jorge Fadel Filho, para celebrar a parceria de “cidades irmãs” entre as duas cidades. O prefeito agradeceu a parceria e teve a tradicional “troca de bandeiras”. Mas parece que são irmãs mesmo, porque quem tem irmão sabe, que às vezes dá umas briguinhas... tanto que o Prefeito de Itararé veio para Iperó, mas o Prefeito de Iperó não apareceu para dar as boas-vindas... sabe como é né... as vezes acontece isso com os “irmãos”.
FALTA DE DIPLOMACIA

O que podemos destacar nesse episódio foi a falta de diplomacia do governo de Iperó. O prefeito de Itararé rodou em torno de 250km para vir aqui a noite, trocar as bandeiras e o nosso prefeito não rodou menos de 1km para ir lá receber ele. E não mandou nenhum representante em nome dele! Ô Prefeito, faz isso não... o povo iperoense é acolhedor! E não adianta falar que não tava, porque a gente sabe que tava na cidade! Mas até te entendo, porque às vezes não quero sair de casa também, mas vida pública é isso, tem que representar a cidade! Ficou uma situação chata!
O PRESIDENTE VOLTOU!

O vereador Alysson de Barros (Podemos), Presidente da Câmara Municipal, voltou aos trabalhos. Alysson estava de licença médica e se ausentou de duas sessões no legislativo. Foi muito bom ver o Presidente de volta aos trabalhos e com saúde! Seja bem-vindo de volta!
FALANDO EM VEREADOR COM PROBLEMA DE SAÚDE...
Ultimamente vários vereadores apresentaram algum problema de saúde. O mais recente foi o Presidente Alysson, que passou por uma cirurgia, pouco antes o Vereador Nino Dan (PSD) que passou por maus bocados após uma cirurgia também. Na última sessão o vereador Bob Moraga (PSB) estava abatido, e segundo ele tinha ido ao P.A. por duas vezes passar por atendimento. O vereador Valtinho (PSD) já relatou também alguns problemas de saúde (principalmente quando tem votação kkk), o vereador Sérgio Poli sempre com sua “pressão nas alturas”... mas porque tô falando disso? Porque tá na hora da Câmara Municipal, pelo menos oferecer um Plano de Saúde aos nobres edis. Muitos vão me criticar por falar isso, mas sinceramente eu acho que o mínimo de benefício o vereador tem que ter. O ideal seria toda a população ter um plano, claro! Mas te pergunto, como um vereador vai atender um munícipe se ele não tem saúde ideal para isso? O vereador representa o povo e deve ter o mínimo de condição para isso. É algo para se pensar, porque eles representam a população. E sei que vão falar.... “Mas vereador ganha bem!”, já respondo... vereador de Iperó é o que tem um dos menores salários da região e não tem benefícios. E mais, o vereador acaba destinando muito do seu “salário” para ajudar aqueles que sempre estão pedindo ajuda, para diversos assuntos. Então... é minha opinião, não seria justo ter pelo menos um auxílio na saúde?
SE COMPARAR COM OUTRAS CÂMARAS!

Se comparar com outras Câmaras Municipais, vão perceber a diferença. A maior diferença seria com a cidade de Sorocaba, ao ladinho de Iperó. Os vereadores tem “salário” de 18 mil, tem 5 assessores, plano de saúde, verba de gabinete, carro exclusivo para cada vereador (carro Zero KM que chegou a 1 mês), combustível com cota alta, para rodar bastante, e muito mais benefícios. E outra, se o vereador quiser, ele nem precisa ir na sessão, porque lá tem a presença online, ou seja, ele pode ficar em qualquer lugar do mundo e marcar sua presença na sessão. Entenderam? Os vereadores de nossa cidade só têm carro para revezar e um gabinete minúsculo. E vão questionar, a Câmara tem dinheiro para isso? Já te respondo: Tem sim, porque sempre devolve o excedente de verba para a Prefeitura, então não custa pagar pelo menos esse benefício aos nobres. Sei que muitos (não os vereadores) vão me criticar, mas eu sou o único que tenho coragem de falar isso! Sou justo!

SÓ FICA CHEIO NA HORA DAS HOMENAGENS!
Uma das sugestões que sempre falo aos vereadores, é sobre a ordem das homenagens. Hoje, as homenagens acontecem no início da sessão e sempre com “casa cheia”. O problema é que assim que acabam as homenagens, a “debandada” é geral e o que antes estava lotado, sobram apenas alguns poucos munícipes para acompanhar a sessão. A Câmara deveria mudar isso, colocar as homenagens do “meio para o final” da sessão, assim a população pode acompanhar pelo menos metade dos trabalhos do legislativo. Uma boa oportunidade para aqueles que nunca foram na sessão, poder ver o trabalho do vereador! FICA A DICA!
A LIVE SUMIU!
Que o Prefeito Leonardo Folim (PSD) está fazendo live as quintas-feiras, todos já sabem! E ele está levando os secretários municipais para participar das transmissões. Na semana passada ele levou o secretário da Saúde Lucinho. Uma live com bastante assunto, porque todos sabem que a saúde em Iperó e na região, sempre tem problemas e claro, críticas. E na live não foi diferente, tivemos elogios, mas também várias críticas e questionamentos, que algumas foram respondidas no ar. Até aí normal... mas após o término da live, adivinha... a Live foi deletada das redes sociais. ABSURDO! Deletar live porque tinha críticas, fica feio demais. Até porque tinha muita informação boa na transmissão e quem não assistiu, poderia ver outra hora!
CONVITE AO SECRETÁRIO

Já que o Secretário da Saúde Lucinho fez live com o prefeito, aproveito para reconvidar ele para fazer uma live aqui na Folha de Iperó. Já marcamos essa live umas 3 vezes e ele desmarcou todas em cima da hora. Mas já aviso... aqui a gente não deleta live e muito menos comentários. E sinceramente, quem supostamente quer ser prefeito da cidade, não pode ter medo da imprensa e de questionamentos da população. VEM PRA LIVE! O povo quer te ouvir! E estendo o convite ao Prefeito, vice, secretários e vereadores também! VEM PRA LIVE DA FOLHA!