Polícia Civil de Sorocaba prende “stalker” que perseguia empresária de Sorocaba

Na segunda‑feira, 14/07/2025, a Polícia Civil de Sorocaba, por meio do 3º Distrito Policial, prendeu um homem de 40 anos apontado como “stalker”, durante o cumprimento de um mandado de prisão na região central da cidade.

Polícia Civil de Sorocaba prende “stalker” que perseguia empresária de Sorocaba Imagem por Polícia Civil de Sorocaba e Texto por Polícia Civil de Sorocaba
  • 15/07/2025 às 18:07
  • Atualizado 15/07/2025 às 18:07
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

De acordo com agentes do setor de investigação da unidade, desde agosto do ano passado o homem vinha perseguindo a vítima, uma empresária do ramo de recrutamento de pessoas para trabalhar. Ele frequentava a agência diversas vezes e até conseguiu emprego, mas sempre desistia do mesmo para voltar ao local e intensificar a perseguição.

A partir de certo momento, a perseguição se tornou mais ostensiva. O homem dizia-se apaixonado, ignorava o fato de a mulher ser casada e a abordava na rua ou na sede da empresa. Ameaçava-a de morte e dizia que se mataria em seguida. Conforme a apuração, ele proferiu xingamentos, atirou pedras na porta da empresa e sistematicamente tentava se aproximar da vítima. Quando não conseguia, surtava, exibindo comportamento agressivo e violento.

Em outra ocasião, lançou uma pedra contra o carro do marido da vítima. Também ligava para a empresa informando que estava nas imediações, observando a vítima e até descrevendo características dos clientes presentes, sempre com tom ameaçador.

 

A vítima registrou mais de 15 boletins de ocorrência. Em março deste ano foi solicitada, e deferida pela Justiça, medida cautelar de afastamento do autor em relação à vítima, com determinação de prisão em caso de descumprimento. Apesar disso, o homem continuou intimidando a empresária, e o Poder Judiciário foi acionado — resultando na expedição do mandado de prisão.

Os policiais civis realizaram diligências em várias regiões de Sorocaba até localizar e prender o suspeito. Ele foi conduzido ao 3º DP, onde teve sua prisão formalizada, e seu celular foi apreendido. Agora, ele permanece à disposição da Justiça.

Vale destacar que o crime de “stalking” está previsto no artigo 147‑A do Código Penal.