
Prefeitura de Iperó implanta Patrulha Maria da Penha para o combate à violência contra a mulher
Iniciativa fortalece a proteção às vítimas e amplia a rede de apoio ao público feminino na cidade

- 30/04/2025 às 17:05
- Atualizado 30/04/2025 às 17:05
Com objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, garantindo mais segurança e proteção às vítimas, a Prefeitura de Iperó implantará a Patrulha Maria da Penha. A proposta que cria esse novo serviço na cidade foi aprovada na sessão desta terça-feira (29) e agora nos próximos dias deverá ser sancionada pelo prefeito Leonardo Folim.
Conforme estabelecido no Projeto de Lei, a Patrulha Maria da Penha será coordenada pela Guarda Civil Municipal em parceria com as Secretarias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social. A equipe será composta, preferencialmente, por uma mulher integrante dos quadros da GCM, que terá treinamento específico para atuação nesses tipos de casos.
Sua atuação inclui o monitorar o cumprimento das medidas protetivas de urgência às mulheres que obtiveram a concessão do benefício pelo poder judiciário; acolher e orientar as mulheres em situação de violência, encaminhando-as aos órgãos da rede de atendimento; e prevenir e combater os diversos tipos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, quais sejam: violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, além de encaminhar as mulheres em situação de violência doméstica e familiar para os serviços especializados da rede municipal.
Para garantir um atendimento humanizado e eficiente, os agentes da Patrulha Maria da Penha passarão por capacitação contínua. O treinamento abrangerá os fluxos de atendimento, o encaminhamento das vítimas às redes de proteção e a abordagem adequada diante de casos de violência doméstica.
"A patrulha realizará ações preventivas e ostensivas no combate à violência contra a mulher, atuando de forma integrada com outros órgãos de segurança pública. O objetivo é oferecer respostas rápidas e eficazes às mulheres em situação de vulnerabilidade", destacou o comandante da GCM, Alexandre Domingues.
De acordo com o prefeito Leonardo Folim, a patrulha Maria da Penha representa um avanço significativo na proteção das mulheres em situação de violência, reforçando a importância da cooperação entre os órgãos públicos para garantir um atendimento mais ágil, humanizado e eficiente. "As equipes vão estabelecer essa relação direta com a comunidade e vão assegurar o acompanhamento e atendimento das mulheres em situação de violência doméstica, o que vai proporcionar a elas um atendimento rápido, humanizado e eficaz", destaca.