Comerciantes são contra proibição de estacionamento em avenida central

Os comerciantes do centro de Iperó que possuem lojas na Avenida Paulo Antunes Moreira se mostraram contra a indicação do vereador Dr. Eli Teles Junior...

Comerciantes são contra proibição de estacionamento em avenida central Imagem por Folha de Iperó e Texto por Folha de Iperó
  • 08/04/2016 às 15:28
  • Atualizado 01/03/2023 às 15:28
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os comerciantes do centro de Iperó que possuem lojas na Avenida Paulo Antunes Moreira se mostraram contra a indicação do vereador Dr. Eli Teles Junior (DEM), que indica a proibição de estacionamento da via na área onde o comércio é mais denso.

“As vagas aqui são rápidas. Seria horrível não ter essas vagas a disposição, afirma. Sou contra qualquer proibição” afirma o comerciário José Pedreira, que atua há quatro anos no comércio central.  “Já são poucas as vagas, mas ajuda bastante”, conclui. “O estacionamento não atrapalha o trânsito. Talvez seria o caso de proibir em determinados pontos e não radicalizar”, sugestiona o comerciante Fábio Ramos. “Mas e os carros, onde vão colocar? Não é uma ideia ruim, mas como fica o cliente. A gente já perde cliente hoje, imagina se não houver vaga”, diz Sirlei Pereira. “Acredito que a necessidade aqui é organizar o trânsito e não tirar. Não vejo isso como vantagem”, conta Cristiane Lima da Silva, que tem comércio na via há quatro anos.

“Se for parar um, precisa parar em tudo até a linha do trem, para ser justo com todo mundo. É uma questão de justiça. Se não colocar aqui, vai colocar onde”, questiona Enivaldo Nogueira. “Minha sugestão é que os proprietários não estacionem, mas o cliente, sim”, diz. “Isso vai prejudicar o comércio, ainda mais nessa crise”, explana. “Vai ser ruim se isso acontecer. Eu sei que está meio apertado, mas tirar as vagas não é o melhor caminho”, pondera a comerciante Joceli Fernandes. “O certo é continuar. Vejo muitas dificuldades de isso ocorrer. Há pontos da avenida que são estreitos, mas não é proibindo o estacionamento que vai se revolver isso”, opina Vanessa Zavaro. “Ajuda muito para quem tem criança”, ressalta.

Marcelo Graciano, que usa o comércio local frequentemente e estaciona na via, também se mostrou contrário a indicação do vereador. “Se houver a vaga, com certeza é melhor para o consumidor”, comenta.

Até os comerciantes que estão localizados no lado onde não se pode estacionar são contrários a mudança. “Eu acho complicado pelos clientes, especialmente para as pessoas idosas ou com crianças. De repente, deixar a via com uma mão só pode resolver”, explica Michele Lopes.

“Às vezes aparece pessoas estranhas que deixam o carro aqui e vão para outros lugares. Acho que tem que mudar mesmo”, diz o Maurílio Moura, que foi o único comerciante que se apresentou favorável a proibição. “Só deixa um lugar para carga e descarga que está tudo certo”, termina.

O documento foi apresentado pelo vereador na sessão da Câmara do dia 29 de março. A prefeitura de Iperó ainda não analisou a indicação, que é apenas uma sugestão do vereador ao Poder Executivo e não tem força de lei.

Procurado para comentar a situação, por duas vezes, o vereador Dr. Eli não quis falar sobre a iniciativa.