O REI DAS INDICAÇÕES: Em cinco meses, o vereador João Antônio Domingues dos Santos (PP) é o parlamentar que mais apresentou indicações ao Executivo

Em cinco meses de atividade legislativa em 2019, alguns vereadores em Iperó se destacam pelo volume de atuação na Câmara. De janeiro até agora, por...

O REI DAS INDICAÇÕES: Em cinco meses, o vereador João Antônio Domingues dos Santos (PP) é o parlamentar que mais apresentou indicações ao Executivo Imagem por Folha de Iperó e Texto por Folha de Iperó
  • 01/06/2019 às 10:41
  • Atualizado 01/03/2023 às 10:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em cinco meses de atividade legislativa em 2019, alguns vereadores em Iperó se destacam pelo volume de atuação na Câmara. De janeiro até agora, por exemplo, João Antonio Domingues dos Santos (PP) já apresentou 102 indicações, despontando como o líder entre os colegas parlamentares na utilização desta ferramenta. No mesmo período, no entanto, Alysson Alessandro de Barros apresentou apenas uma. O número, por exemplo, é menor do que as indicações apresentadas pela recém-empossada Valéria Regina (PSB) que já apresentou dois pedidos ao Executivo, ou mesmo a vereadora suplente Eliana Souza (PT), que atuou na casa por 31 dias e fez 16 pedidos.

 

O que seriam as chamadas “indicações”?

A indicação é a ferramenta utilizada pelo vereador para pedir uma solução rápida ao Executivo sobre a realização de algum serviço, geralmente de zeladoria. Pode ser, por exemplo, a troca de uma lâmpada queimada, a melhora da sinalização de uma determinada via, a instalação de uma lombada ou pintura de uma faixa de pedestres, entre outros. Esta tem sido a principal atuação dos parlamentares iperoenses, já que há poucos protocolos de requerimento (quando o vereador solicita, formalmente, uma informação da Prefeitura a respeito de algum serviço ou problema), ou apresentação de projetos de lei.

Até agora, por exemplo, foram oito requerimentos apresentados, sendo quatro de Benildo Santos (PV), um de Lúcio Gonçalves (PSB), um de Luís Fernando (MDB) e dois de Sérgio Poli (PV). Já os projetos de lei, por enquanto, foram 12, sendo quatro de autoria de Benildo Santos (PV), um de Edvani Zardeto (PR),  três de Sérgio Poli e Luís Fernando e um de Valéria Regina. Muitos desses projetos, no entanto, foram feitos em dupla.

 

Ranking de indicações

Com o primeiro lugar de João Antonio, quem vem logo atrás é Sergio Poli, com 70 indicações, depois Valter Rodrigues, com 64. Em quarto lugar, está Benildo Santos (42), Edvani Zardeto (25), Fábio Augusto (20), Lúcio Gonçalves (17), Eliana Souza (16), Luís Fernando (11), Angelo Valário e Joel Francisco (8), Valéria Regina (2) e Alysson Rodrigues (1). Algumas das indicações também são apresentadas em conjunto.

O total de indicações apresentados até agora – 17 sessões ordinárias – é menor, inclusive, que o mesmo período do ano passado. Em 2019, são 363 indicações e, em 2018, foram 405.