Semana da Consciência Negra terá diversos eventos até o dia 22

Diversos eventos estão programados para os trabalhos da edição 2015 da Semana da Consciência Negra. O calendário foi divulgado na semana passada pelo Grupo Raça...

Semana da Consciência Negra terá diversos eventos até o dia 22 Imagem por Folha de Iperó e Texto por Folha de Iperó
  • 06/11/2015 às 13:49
  • Atualizado 01/03/2023 às 13:49
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Diversos eventos estão programados para os trabalhos da edição 2015 da Semana da Consciência Negra. O calendário foi divulgado na semana passada pelo Grupo Raça Negra de Iperó, que organiza o evento.

Nesta sexta-feira (6) ocorrerá a Sessão Solene na Câmara para a entrega da Comenda Madrinha Maria. A comenda é uma homenagem a Maria Gomes de Paula, que morreu no final da década de 1990, famosa Mãe de Santo da cidade que atendia grandes empresários que a consultavam na hora de tomar as decisões mais estratégicas de seus negócios.

No próximo dia 10 ocorrerá o início da Copa Mandela de Futsal. No dia 26 ocorrerá a Missa Afro na Igreja Cristo Rei com o padre Omar de Tatuí e do Coral do Grupo de Consciência Negra de Boituva.

Já no dia 22 de novembro ocorre o VI Encontro Regional de Religiões de Matrizes Afro Brasileiras. O evento terá participação especial da Feucem (Federação de Umbanda e Candomblé Estrela do Mar) e do Pai Élcio de Oxalá.

Todos os eventos serão realizados no Pólo Cultural de Iperó. O início do evento ocorreu em 1º de novembro com um show de prêmios que ocorreu no Pátio da Igreja Cristo Rei.

Sobre a II Copa Mandela, os jogos da final devem ocorrer nos dias 13 e 17 de novembro. Haverá tolerância máxima de quinze minutos de atraso. O objetivo das disputas é estreitar e acelerar a inclusão através do esporte. “Grupo Raça Negra de Iperó só tem a agradecer a todas as equipes participantes, que sob o comando dos árbitros Aderbal e Marcio Brasil, tornaram essa competição um verdadeiro ato de inclusão”, acrescenta Neném Saravá responsável pela entidade.

Ele explica como ocorreu o surgimento do grupo na cidade. “A gente sentia um preconceito muito grande com relação à religiosidade. Sou espírita e sigo a minha mãe. Quando vim para cá, foi aberto em 1970 o primeiro centro de Umbanda da cidade”, conta Neném Sarava, que residia na Baixada Santista.   “Eu me envolvi com os movimentos de cultura negra para trabalhar no sentido de que as pessoas respeitassem a religiosidade. O preconceito não vai acabar nunca, mas hoje somos muito mais respeitados”, alega. “Temos certeza que será um sucesso. As pessoas ajudam, participam muito”, diz.

Com documentação já em andamento, Neném explica o foco da instituição é ter sede própria, já que hoje funciona em local provisório.

A sede provisória do Grupo Raça Negra Iperó está localizada na Rua Neide Nóbrega, número 162, no bairro Jardim Vitório. Para mais informações sobre o evento, basta ligar no telefone 98121-6279.

O grupo atua em outras atividades na cidade, como doações de alimentos para a comunidade carente como o Natal sem fome e em trabalhos de conscientização sobre a cultura negra.